segunda-feira, 21 de junho de 2021

Bombeiros Voluntários de Bragança vão ter segunda EIP

 Os Bombeiros Voluntários de Bragança vão ter uma nova EIP. Será a segunda equipa de intervenção permanente da corporação e a terceira do concelho.
O protocolo já foi assinado entre a câmara municipal e o Ministério da Administração Interna. O autarca Hernâni Dias entende que o reforço de 5 elementos a tempo inteiro vai conferir mais estabilidade e autonomia à corporação.

“Ainda recentemente assinámos um protocolo com o Ministério da Administração Interna para conseguir financiar uma segunda EIP para os BVB, para garantirmos mais estabilidade e capacidade para que os bombeiros consigam ter essa autonomia para fazer o seu trabalho. A equipa já está protocolada, nós financiamos 50% e o restante é financiado pela Autoridade nacional de Emergência e Protecção Civil”, afirma.

A novidade foi avançada na comemoração dos 131 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros de Bragança, que se assinalou sexta-feira.

O novo presidente da direcção da associação, Luís Gonçalves, fez um balanço positivo das contas, mas referiu que o atraso no pagamento de dívidas à instituição tem dificultado a gestão.

“Em termos financeiros a associação está bem, é preciso é deixar aqui um alerta aos nossos clientes de que os compromissos têm de ser pagos, a verdade é que têm vindo a ser pagos mas um pouco mais tarde do que era normal. Entendemos também que o volume de trabalho é muito maior, mas as instituições têm também de se preparar para esta

Luís Gonçalves substituiu José Moreno como presidente da associação humanitária, envolvido na operação Rigor Mortis, mas sublinha que o caso não condiciona o funcionamento da entidade.

“É preciso que a população brigantina saiba que esta não é uma situação normal, mas não também não vem causar nenhum constrangimento a esta entidade. é uma situação que nos apanhou de surpresa, mas fruto da democracia e dos estatutos que existem na instituição, cumpriram-se os estatutos, o vice-presidente subiu a presidente. Os homens têm todos uma situação de tranquilidade, está tudo muito tranquilo a nível de gestão”, garantiu.

No aniversário, os bombeiros deixaram ainda um pedido ao município para que as condições no aeródromo sejam melhoradas. Segundo o autarca as obras estão para breve.

Na cerimónia simbólica de aniversário da corporação brigantina foi ainda apresentada uma viatura multifunções, que foi doada pela EDP e adaptada com apoio do município.

Foram ainda distinguidos nove bombeiros com a medalha de ouro de serviços de mérito. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário