quarta-feira, 23 de junho de 2021

Quatro dias de atividades assinalam o São Pedro em Macedo de Cavaleiros

 Se os tempos fossem normais, Macedo de Cavaleiros estava às portas de um dos mais importantes eventos da cidade, a Feira de São Pedro.


A feira empresarial e os habituais concertos continuam a não poder acontecer, mas a data vai ser assinalada com atividades que começam no dia 26 e prolongam-se até ao Dia do Município, a 29 de junho.

Embora de forma mais singela, vai haver espaço para música, um fórum e a componente religiosa, entre outras, como conta Antónia Morais, Chefe de Divisão responsável pelo setor:

“Juntamente com a Rádio Onda Livre vamos organizar uma Noite de Fados com artistas locais, no dia 26, e vamos ter um concerto com a Banda Filarmónica 25 de Março, no dia 27, que é sempre um tipo de espetáculo que as pessoas gostam, nomeadamente as mais idosas.

No dia 28, segunda-feira, vamos ter uma componente mais dedicada aos empresários com um fórum organizado pela Escola de Negócios do IPB, instalada em Macedo de Cavaleiros, que vai servir para abordar a capacitação dos recursos humanos em Macedo de Cavaleiros e na região transmontana, do qual irá depois sair uma espécie de um plano estratégico orientador.

À meia-noite temos o fogo-de-artifício, que as pessoas podem ver a partir de casa, e é sempre um lembrar da festa.

No dia seguinte, acordamos no feriado municipal com a alvorada, seguindo-se a tradicional Eucaristia presidida pelo Bispo de Bragança-Miranda, Dom José Cordeiro, e à tarde vamos ter uma cerimónia evocativa ao dia do município, com a entrega de medalhas de mérito a várias pessoas, como aprovado em reunião de câmara e assembleia municipal.”

Na segunda-feira vai também ser assinado um protocolo entre a autarquia de Macedo e o Ministério da Educação que prevê a realização de atividades em parceria:

“Vamos ter cá o Diretor Nacional de Educação e vamos comemorar esse dia através da assinatura de um protocolo de atividades que a câmara está a desenvolver com o Ministério da Educação, nomeadamente com o Programa de Educação Estética e Artística.

Algumas atividades até já decorreram, como foi o caso da “O Museu vai à Escola”, na qual a Onda Livre também teve a oportunidade de participar.

Este protocolo terá, para já, o período de um ano, e será renovado automaticamente se as duas partes não se opuserem. “

As festividades terminam com uma homenagem ao escritor António Manuel Pires Cabral, natural de Chacim, no concelho de Macedo de Cavaleiros, atribuindo o seu nome à Biblioteca Municipal da cidade, o que coincide também com a conclusão das obras que têm estado a acontecer naquele espaço, para as quais foram investidos cerca de 50 mil euros, suportados pela câmara:

“A biblioteca já estava a precisar de algumas obras pois é um edifício que tem já alguma idade. Foram feitas obras de melhoria em todo o edifício, desde logo a cobertura, que tinha alguma humidade e infiltrações, a pintura interior e exterior, e a aquisição de equipamento tecnológico, nomeadamente computadores.

No fundo, a biblioteca foi toda ela remodelada e fizemos com que as obras terminassem por altura da homenagem ao escritor Pires Cabral, homenagem esta que já tinha sido aprovada há cerca de um ano em sede de assembleia municipal.

A cerimónia vai ser muito particular, para a qual foi convidado o escritor e familiares, os vereadores e a assembleia municipal, pois também não podemos alargá-la ao público em geral pelas circunstâncias pandémicas que vivemos.”

Os espetáculos musicais acontecem no Centro Cultural, a entrada é gratuita mas o lugar tem de ser reservado com antecedência. Devido à pandemia, a lotação do auditório está reduzida a metade.

O 1º Fórum Escola de Negócios de Macedo de Cavaleiros é apenas aberto a entidades convidadas.

A Eucaristia tem lugar às 10h30 do dia 29 no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário