segunda-feira, 28 de junho de 2021

Projeto Sentinelas: grifos Darwin, Dehesa e Douro reforçam rede de monitorização de ameaças para a fauna silvestre

 A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural colocou emissores GPS e anilhas em mais três grifos (Gyps fulvus) na Zona de Proteção Especial (ZPE) Douro Internacional e Vale do Águeda no dia 16 de junho. 


Estes indivíduos marcados vieram reforçar a rede de espécies-sentinelas que está a ser criada no âmbito do projeto Sentinelas - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre, que tem como parceiro a Universidade de Oviedo, em Espanha, e é financiado pelo Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

A equipa do projeto Sentinelas colocou dispositivos GPS e anilhas PVC e metálicas nos três grifos numa ação que decorreu no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), no dia 16 de junho. Foram também recolhidas as biometrias das aves e amostras biológicas para estudo. Os três grifos foram batizados pela equipa por Darwin, Dehesa e Douro.

Os grifos agora marcados juntam-se assim aos 15 grifos da rede, totalizando 18, e serão fundamentais para a deteção de ameaças para a fauna selvagem relacionadas com o furtivismo, como o uso ilegal de venenos, o abate a tiro e o uso de armadilhas, permitindo ainda detetar casos de colisão das aves contra estruturas humanas, bem como avaliar elementos como a disponibilidade de alimento e a intoxicação por contaminantes.

Saiba mais sobre o projeto Sentinelas AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário