segunda-feira, 28 de junho de 2021

Centro Social D. Abílio Vaz das Neves apoia jovens e crianças há 25 anos

 O Centro Social Dom Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros, comemorou 25 anos, este fim-de-semana
Segundo a Irmã Estela Morais, directora da entidade, ao longo deste tempo, a instituição, que presta apoio social a crianças e jovens, tem marcado a vida de várias pessoas. “Não queríamos que passasse esta data sem comemorarmos, porque foram 25 anos de um trabalho social muito intenso, com as crianças, jovens e famílias. As meninas são uma prova deste trabalho. Algumas conseguem ir mais longe. Neste momento, temos lugar para 62 crianças. Já tivemos isto super cheio, agora temos menos, mas tudo se trata das exigências do tribunal e da Segurança Social”.

O objetivo é conseguir chegar até mais crianças e famílias que necessitem de apoio. Assim, aproveitando a data, a directora apelou a que mais pessoas se inscrevam na liga criada pela instituição. “Temos a Liga dos Amigos, queremos intensificá-la e queremos que o centro acolha todas as qualidades de pessoas. As pessoas búlgaras recorrem aqui muitas vezes para pedir roupa ou alimentos. A todos procuramos dar resposta, por isso quanto mais pessoas houver a ajudar o centro mais possibilidades temos de ajudar”.

Presente nas comemorações esteve o Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, que vê no centro uma referência neste tipo de apoio social. “Celebrar 25 anos deste centro é fazer esta memória agradecida às servas franciscanas reparadoras. Ao mesmo tempo é o dever de sentido de missão”.

O aniversário do centro foi marcado pela publicação de um livro que testemunha a história da instituição, desde a fundação.

Da instituição fazem ainda parte um Jardim de Infância, com creche e pré-escolar, o Centro de Dia Padre Carlos Susano, na aldeia de Lagoa, e ainda um Centro de Reabilitação Profissional, o único do distrito que dá apoio à formação e inserção socioprofissional de jovens portadores de deficiência.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário