segunda-feira, 28 de junho de 2021

Cruz Vermelha de Bragança ajuda idoso a quebrar a solidão com uma televisão

 A pandemia veio agravar a solidão de muitos idosos que vivem no meio rural. Em Mós, no concelho de Bragança, Ernesto Rodrigues, de 73 anos, vive sozinho, com o cão de gado transmontano
A Cruz Vermelha de Bragança tem sido uma ajuda, com bens alimentares, mas o idoso recentemente fez um pedido especial: pediu uma televisão para lhe fazer companhia. “é uma certa distração. De manhã, levanto-me e vou para a horta com o cão e o sacho e ponho o rádio em cima do muro. É uma grande companhia. Antes do vírus ia a Bragança quatro ou cinco vezes por mês”.

Apesar de não ligar muito a futebol, não queria deixar de acompanhar o Europeu, que o tem ocupado nos últimos dias. “Se for uma equipa portuguesa e outra estrangeira dou mais força a Portugal”.

Ernesto Rodrigues faz parte do grupo de 44 idosos que é ajudado pela Cruz Vermelha de Bragança no combate à solidão e também na prestação de cuidados, explica Bárbara Freixo, enfermeira da instituição. “No meio rural procuramos combater o isolamento social e prestar apoio alimentar e fornecimento de roupas. São necessidades que cada um deles nos vai apresentando e tentamos sempre arranjar forma de responder. Da última vez que viemos cá o senhor Ernesto disse que gostava de ter uma televisão”.

Portugal fica por aqui no Campeonato da Europa de Futebol, mas Ernesto Duarte fica com a televisão para lhe fazer companhia.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário