terça-feira, 22 de junho de 2021

Nota de Imprensa | Município de Alfândega da Fé apresenta obra sobre a vida do Arcebispo D. José Joaquim de Azevedo e Moura

 O dia de S. Pedro, orago da freguesia de Alfândega da Fé, foi a data escolhida para a apresentação do livro sobre a vida e o percurso eclesiástico de D. José Joaquim de Azevedo e Moura, uma importante figura clerical do seu tempo, que nasceu em Alfândega da Fé em 1794 e teve um notável trajeto pessoal e profissional.
A apresentação do livro realiza-se no dia 29 de junho, às 18h00, na Igreja Matriz de Alfândega da Fé e conta com as presenças do autor, Francisco José Lopes, do Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares.




Município de Alfândega da Fé apresenta obra sobre a vida do Arcebispo D. José  Joaquim de Azevedo e Moura Livro “D. José Joaquim de Azevedo e Moura – Alfandeguense e Arcebispo de Braga” da autoria de  Francisco José Lopes vai ser apresentado no dia 29 de junho, às 18h00, na Igreja Matriz de  Alfândega da Fé.
O dia de S. Pedro, orago da freguesia de Alfândega da Fé, foi a data escolhida para a apresentação do livro  sobre a vida e o percurso eclesiástico de D. José Joaquim de Azevedo e Moura, uma importante figura clerical do seu tempo, que nasceu em Alfândega da Fé em 1794 e teve um notável trajeto pessoal e profissional.
O livro “D. José Joaquim de Azevedo e Moura – Alfandeguense e Arcebispo de Braga “ que agora se publica, é da autoria de Francisco José Lopes e da iniciativa da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, que desta forma dá continuidade à política de promoção da história do concelho e de aprofundamento de conhecimentos sobre este Arcebispo. No ano de 1900, Alfândega da Fé reconhecia a importância do percurso eclesiástico de D. José de Azevedo e Moura, com a decisão da Câmara Municipal de atribuir ao antigo Adro da Igreja a designação de Largo D. José de Azevedo e Moura, topónimo que ainda hoje se mantém. Atualmente a autarquia está também a reconverter a Casa do Arcebispo num Museu Municipal de Arte, conferindo especial destaque à casa que pertenceu à família de D. José de Azevedo eMoura.
Com prefácio de D. José Cordeiro, Bispo da Diocese Bragança-Miranda e também ele com raízes no concelho de Alfândega da Fé, o livro “D. José Joaquim de Azevedo e Moura – Alfandeguense e Arcebispo de Braga“ é composto por uma primeira parte em que se apresentam vários quadros sobre as origens familiares deste Arcebispo, uma segunda que relata os aspetos mais relevantes do seu percurso pessoal e eclesiástico e uma terceira com fontes documentais variadas, incluindo alguns dos textos eclesiásticos por ele escritos enquanto Bispo de Viseu e Arcebispo de Braga.
A apresentação do livro realiza-se no dia 29 de junho, às 18h00, na Igreja Matriz de Alfândega da Fé e conta com as presenças do autor, Francisco José Lopes, do Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares.

NOTAS SOBRE O ARCEBISPO D. JOSÉ JOAQUIM DE AZEVEDO E MOURA
D. José Joaquim de Azevedo e Moura nasceu em Alfândega da Fé, no dia 17 de outubro de 1794 e faleceu em Évora, no dia 27 de novembro de 1876

Sem comentários:

Enviar um comentário