O Município de Carrazeda de Ansiães vai ampliar o Museu de Memória Rural com a construção, na aldeia de Seixo de Ansiães, de mais um Núcleo Museológico dedicado ao ofício do Ferreiro e do Ferrador. Este projeto na área da musealização e turismo, tem como objetivo a preservação do património cultural material e imaterial da região, anunciou autarquia duriense.
O novo Núcleo Museológico, desta vez dedicado ao oficio do Ferreiro e do Ferrador, além de albergar um vasto espólio, e de recriar uma oficina de ferreiro vai ainda abordar contextualmente aspetos relacionados com elementos patrimoniais de elevado interesse, como são os cinco núcleos de insculturas rupestres conhecidos no concelho e popularmente conhecidas como “fragas das ferraduras”.
O Núcleo Museológico do Ferreiro e do Ferrador irá ainda recolher testemunhos orais e memórias históricas de lendas e orações associadas às ferraduras e sua simbologia e mitologia, assim como incorporar antigas recolhas relacionadas com o saber fazer tradicional, associados ao antigos ofícios de ferreiro e ferrador.
Aqui vão ser expostos objetos que aliados a conteúdos multimédia vão evocar essas duas ocupações permitindo ao visitante uma fácil interpretação e visualização dos materiais expostos.
Projeto do novo núcleo museológico |
Este novo espaço será o quinto núcleo temático do Museu da Memória Rural, que vem juntar-se ao Núcleo Museológico do Azeite, na aldeia da Lavandeira, Núcleo Museológico da Telha, em Luzelos, Moinho de Vento, em Carrazeda de Ansiães e os Moinhos de Rodízio em Vilarinho da Castanheira.
“Trata-se de um novo equipamento museológico, com o seu principal objetivo, desenvolver a atividade turística e criar mais oferta cultural“, informou a autarquia duriense.
Sem comentários:
Enviar um comentário