Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Câmara de Vinhais aprova moções a reivindicar ligação à Gudiña e melhorias na cobertura de rede

 Com as eleições legislativas à porta, a questão da ligação Macedo-Vinhais-Gudiña volta a ser trazida a debate.
O presidente da câmara de Vinhais continua a insistir na estrada e, por isso, acaba de aprovar uma moção, com o intuito desta ser também submetida a aprovação na Assembleia Municipal.

Luís Fernandes diz que a estrada é cada vez mais urgente, já que recentemente se inaugurou a estação ferroviária Portas da Galiza, na Gudiña, que liga Ourense a Madrid. Vinhais também ficaria mais perto da Autoestrada das Rias Baixas.

“É uma reivindicação nossa e também do município de Macedo e penso que de toda a região. Entendemos que é uma ligação benéfica não só para o nosso concelho, mas para a região e para o país, porque permite uma ligação quer ao AVE, que fica a meia hora, quer à A52, que liga a Madrid”, afirma.

A estrada não está incluída no Plano de Recuperação e Resiliência, mas o presidente acredita que ainda será construída, com outros financiamentos.

“Também fazemos esta reivindicação nesta altura, reforçamos ainda mais no período de campanha eleitoral para que os partidos percebam a importância que esta ligação tem. Não estando no PRR, é possível encontrar outro tipo de financiamento quadro comunitário ou no Plano Nacional de Investimentos”, sublinha.

A questão da rede e dos dados móveis também preocupa o autarca. Por isso, também acaba de ser divulgada uma moção. O presidente quer que a ANACOM resolva o problema.

“É o resultado da própria ANACOM que diz que o concelho é dos mais deficitários a nível de redes móveis e internet, então se é assim não faz sentido fazer o estudo e não fazer mais nada, estes deveriam ser ajudados em primeiro lugar”, sublinhou.

A ANACOM esteve na região e fez o diagnóstico do problema, em alguns concelhos. A promessa deixada foi de que, até 2023, 75% do território terá que estar dotado de cobertura de rede. O presidente não quer que o concelho seja esquecido.

As moções serão depois enviadas ao Presidente da República, ao Primeiro-Ministro e aos ministros da Economia e das Finanças. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário