Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Município de Bragança vai exercer direito de preferência para comprar igreja vendida em hasta pública

A Câmara de Bragança pode vir a requerer o direito de preferência e comprar a igreja de São Francisco vendida, na terça-feira, em hasta pública por 218 mil euros, devido a uma dívida relacionada com uma obra de restauro, realizada há 25 anos.


Essa pretensão foi confirmada à TSF pelo presidente da câmara brigantina. "É um imóvel que está classificado como de interesse público, pelo que a câmara nessa situação tem a possibilidade de exercer o direito de preferência, pelo que logo que sejamos notificados pela agente de execução não deixaremos de fazer aquilo que entendemos ser necessário para preservar a memória e o património cultural e religioso ligado ao imóvel", garante Hernâni Dias.

O autarca revela ainda que a mesma pretensão se aplica à Casa do Despacho integrada no antigo convento de São Francisco, classificado como Monumento de Interesse Público, que também foi a leilão online. "São dois imóveis contíguos e que estavam envolvidos neste processo de penhora, pese embora se dê muito maior expressão à igreja, por ser um local de culto, do que propriamente à Casa do Despacho que era exatamente ao lado. Foram ambos leiloados por 419 mil euros", adianta.

O leilão foi o desfecho de um longo processo de uma ação judicial de 2007 relacionada com a dívida da obra de recuperação e restauro do edifício, efetuada em 1997.

Hernâni Dias adianta que o executivo não atuou mais cedo porque só agora ficou a saber do processo judicial. "Não sabíamos o que estava a acontecer, nem sequer relativamente à dívida da entidade em causa, neste caso da Ordem Franciscana", refere.

A Diocese de Bragança/Miranda diz que nada tem a ver com a igreja, apenas exercia o culto. O imóvel pertencia à Ordem Franciscana secular de Bragança, entidade composta por dois leigos e um padre, adianta o bispo emérito, D. António Montes Moreira, antigo bispo de Bragança, que ficou surpreendido com a venda. "Atendendo aos problemas que surgiram com as obras, a fraternidade ficou em dívida em relação à empresa, que na sequência disso moveu um processo de penhora. Pelo que eu sei chegou a uma segunda instância, a informação de que dispunha é que aí parecia ter ficado claro que a igreja não poderia ser penhorada, porque havia culto na igreja, ao contrário do que afirmava a empresa, por isso esta situação presente do leilão foi uma surpresa", garante.

A câmara de Bragança vai agora aguardar pela notificação da agente de execução para exercer o direito de preferência e comprar a igreja de São Francisco e a Casa do Despacho, leiloadas esta terça-feira por 419 mil euros.

Fernando Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário