terça-feira, 25 de janeiro de 2022

PERPLEXIDADE

 Por: António Orlando dos Santos (Bombadas)
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

Tenho setenta e dois anos, dois meses de trinta, dois de trinta e um, mais vinte e cinco dias contando o de hoje ! (72 + 4 + 25). 
Em momento algum desta vida que já vai longa, eu suspeitei, que um dia leria nas páginas de um jornal diário (Correio da Manhã, edição de 25/01/2022, página 21) que estava naquele momento a decorrer um leilão em que que o objecto leiloado era a Igreja de São Francisco na minha cidade.
Não me parece que eu esteja sonhando mas algo vai mal no reino que me viu nascer . Que vergonha, estão a passar-se casos que estão acima da minha compreensão. Afinal quem é o dono da Igreja. O Estado, a Igreja, a Ordem de São Francisco, a Câmara de Bragança, ou uma qualquer Comissão Fabriqueira que não sabe o que anda a fazer e deixa arrastar um litígio, do qual não suspeitava, até se leiloar um monumento que já vem do século XIII e que diz-se, foi fundado pelo próprio São Francisco.
Diz a notícia que foram gastos pelo Estado e pela Câmara, 1.500.000 € na reparação do Edifício.
Não vou hoje fazer juízo de tal notícia até que alguém me (nos) explique o que isto quer dizer. Parece-me algo surreal o que li e espero por uma entidade que através de qualquer meio de comunicação, ou rede social, dê uma explicação ao povo que tudo tolera ou aceita mas que quando a coisa é grave, usualmente leva as coisas a sério.
Já assisti à destruição de património que pela atitude néscia dos responsáveis se perdeu ou foi mutilado, também sabemos de destruição de património edificado que foi arrasado sem que se saiba quem foram os responsáveis (vide Abate da Casa dos Cantoneiros) e nem se sabe nem nunca se chegará a saber. Mas esta da Igreja de São Francisco não lembra ao Diabo.
Espero que isto seja um rebate falso e que se peçam responsabilidades a quem destrói o património que pertence ao povo, que o herdou dos nossos maiores e que seja qual for a entidade que subscreva estes crimes seja afastada da responsabilidade de governar e seja condenada por tal prática ou omissão. 
Se a notícia é verdadeira anda alguém a roubar-nos a nossa infância juventude e o tempo adulto em que aprendemos a amar a pátria e os seus símbolos.
Espero que os brigantinos me compreendam e tomem posição sobre este crime de lesa pátria.



Bragança 25/01/2022
A. O. dos Santos
(Bombadas)

Sem comentários:

Enviar um comentário