quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Feira do Fumeiro de Vinhais vai voltar a realizar-se apenas em formato on-line pelo segundo ano

 Por causa do aumento do número de casos de covid-19, o município de Vinhais viu-se obrigado a deixar de lado o formato presencial da feira, tal como no ano passado. O presidente da câmara, Luís Fernandes, explica que há vários entraves e não restou alternativa.


“Não foi uma decisão fácil e foi uma decisão que nos deixa constrangidos, porque o que queríamos era fazer a feira presencial, mas atendendo a todas as situações, aos números que continuam a aumentar, ao parecer negativo da DGS, a recomendação da CIM no sentido de não fazer eventos desta dimensão e também à questão dos produtores, que mesmo eles tinham receio de estar presencialmente a vende os produtos, tivemos que manter esta opção”, esclareceu.

O fumeiro vai vender-se numa plataforma on-line, tal como na edição passada. O município será novamente responsável pela recolha do fumeiro, pelo controlo de qualidade, embalamento e envio. A câmara assegura, de novo, os portes, em encomendas acima dos 35 euros.

Na plataforma estavam 23 produtores do concelho e 11 de fora dele, mas o número agora aumentou.

“Este ano, nesta altura, já temos 32 produtores individuais interessados, mais as unidades fabris, mais 15 produtores que são de fora do concelho, embora estejam dentro da produção da raça bísara. Eles entendem que é um sucesso e que venderam bem e, portanto, querem continuar e aderir ainda mais”, disse o autarca.

Luís Fernandes diz que a procura é muito maior que a oferta e que mesmo sem feira presencial vende-se tudo que há. No ano passado as vendas on-line correram tão bem que este ano até se produziu mais fumeiro.

“Houve um maior número de abate de porcos, o que significa que há mais fumeiro, porque também no abate nós colaboramos através do matadouro. Os criadores ao abater, por exemplo dois porcos eram gratuitos, desde que esse fumeiro fosse disponibilizado para venda”, acrescentou.

E devido à grande procura pelo fumeiro e às medidas de incentivo da câmara, há mais dois criadores de porcos e produtores de enchidos no concelho. O objectivo é incentivar outras pessoas.

“Criámos um novo regulamento que permite criar para aumentar a produção de fumeiro, em que vamos dar, a quem estiver interessado, leitões, no sentido de haver uma maior reprodução. Vamos também dar apoio para fazer cozinhas regionais, vamos também apoiar quem quiser fazer a certificação do fumeiro. Queremos também com isto que apareçam mais casais jovens a apostar numa área que é importante para o concelho”, afirmou.

A 42ª edição da feira acontece no segundo fim-de-semana de Fevereiro. As iniciativas com que a feira conta habitualmente, como as jornadas técnicas do porco bísaro, decorrem também na internet. A venda de fumeiro será feita ao longo de todo o mês de Fevereiro. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário