terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Trilho do Malara (PR8 Gimonde)


Fechamos a nossa lista dos melhores trilhos de Bragança e Parque Natural de Montesinho com o Trilho do Malara o nome pelo qual é conhecido o Rio Onor no seu troço final, antes de se unir ao Rio Sabor.


Este interessante percurso pedestre arranca e termina na praia fluvial da apaixonante aldeia ribeirinha de Gimonde e desenvolve-se ao longo da região da Baixa Lombada, seguindo o curso do Rio Onor, que terá de cruzar algumas vezes, uma delas recorrendo a poldras.


Pelo caminho poderá desfrutar de bucólicas paisagens rurais e vistas ímpares sobre o vale do Rio Onor e ainda conhecer o Castro de Sacoias, um antigo povoado romano, e visitar a capela de Nossa Senhora da Assunção, construída sobre a necrópole do Castro de Sacoias. Com um bocadinho de sorte ainda se cruza com uma matreira raposa ou um fugidio javali.

Depois de percorrer o Trilho do Malara um cabrito assado no forno sabe que nem ginjas

Uma vez de regresso a Gimonde, não deixe de visitar a sua altaneira igreja (as vistas são arrebatadoras), e de admirar a sua imponente ponte de xisto. Se for como nós, não vai resistir a saltitar nas poldras que ficam mesmo à sua frente. E para fechar em beleza o seu dia de caminhada, nada como ir repor forças com uma soberba posta do restaurante O Abel, ou um delicioso javali com castanhas no restaurante D. Roberto.

Informação prática do Trilho do Malara
Distância: 11,5km
Circular: sim
Dificuldade técnica: Moderada
Local de Partida/Chegada: Gimonde

Rota/Track GPS do Trilho do Malara


Anabela e Alexandre
 

Sem comentários:

Enviar um comentário