A Feira do Fumeiro “é uma montra” promocional dos produtos, salientou o autarca, mas o impacto da fileira no concelho “é muito maior”, pois movimenta entre cinco e sete milhões de euros por ano, com tendência para subir referiu Luís Fernandes. “Os enchidos têm cada vez maior procura, também fruto das distinções recebidas. Alheira foi considerado o melhor enchido do mundo, o que se tem refletido no aumento da procura nas fábricas”, indicou o autarca que salientou a importância “económica” do fumeiro localmente, bem como da feira que arrasta a venda de outros produtos locais expostos no certame.
O município tem reforçado os apoios aos produtores, através de ajudas diretas à produção e à criação de porcos de raça bísara.
Como a procura por fumeiro é maior do que a oferta, o município ofereceu dois leitões aos produtores do concelho, no ano passado, para este ano tivessem mais produto para vender na feira. “O nosso objetivo é que se produza mais”, observou Luís Fernandes, por isso a autarquia dá ainda outras ajudas, nomeadamente à criação de porcos, abate grátis no matadouro municipal.
Na Feira do Fumeiro estarão presentes 80 produtores da região, cerca de 40 são do concelho de Vinhais. “Temos alguns novos produtores do concelho, o que é um sinal positivo. Nós queremos potenciar estes produtos porque são uma mais-valia em termos económicos”, referiu o autarca.
Sem comentários:
Enviar um comentário