Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Feira do Fumeiro é uma montra da produção que movimenta perto de sete milhões de euros por ano

 A fileira dos enchidos “tem um valor cada vez mais importante” no concelho de Vinhais adiantou o presidente da Câmara, Luís Fernandes, na passada quinta-feira, durante a apresentação da 44ª edição da Feira do Fumeiro, que se realiza entre 8 e 11 de fevereiro naquela vila.


A Feira do Fumeiro “é uma montra” promocional dos produtos, salientou o autarca, mas o impacto da fileira no concelho “é muito maior”, pois movimenta entre cinco e sete milhões de euros por ano, com tendência para subir referiu Luís Fernandes. “Os enchidos têm cada vez maior procura, também fruto das distinções recebidas. Alheira foi considerado o melhor enchido do mundo, o que se tem refletido no aumento da procura nas fábricas”, indicou o autarca que salientou a importância “económica” do fumeiro localmente, bem como da feira que arrasta a venda de outros produtos locais expostos no certame.

O município tem reforçado os apoios aos produtores, através de ajudas diretas à produção e à criação de porcos de raça bísara.

Como a procura por fumeiro é maior do que a oferta, o município ofereceu dois leitões aos produtores do concelho, no ano passado, para este ano tivessem mais produto para vender na feira. “O nosso objetivo é que se produza mais”, observou Luís Fernandes, por isso a autarquia dá ainda outras ajudas, nomeadamente à criação de porcos, abate grátis no matadouro municipal.

Na Feira do Fumeiro estarão presentes 80 produtores da região, cerca de 40 são do concelho de Vinhais. “Temos alguns novos produtores do concelho, o que é um sinal positivo. Nós queremos potenciar estes produtos porque são uma mais-valia em termos económicos”, referiu o autarca.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário