Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Município de Vinhais apoiou produtores de fumeiro com 50 animais

 A câmara de Vinhais ofereceu 50 porcos de raça bísara aos produtores de fumeiro daquele concelho do distrito de Bragança, para ajudar a aumentar a quantidade de enchidos disponível para venda.


O número foi avançado esta tarde na apresentação da 44ª Feira do Fumeiro, com data marcada de 8 a 11 de fevereiro e vai contar com 40 produtores locais.

“Dentro dos apoios à produção, esse foi dado já no ano anterior. Foram oferecidos aos produtores que assim o entenderam dois leitões para engordar e abater e assim trazer mais fumeiro. Porque a procura é maior do que a oferta. Temos como objetivo que se produza mais”, contou aos jornalistas Luís Fernandes, presidente da câmara municipal de Vinhais, acrescentando que já houve abate, também gratuito, desses animais para transformação.

Pedro Fernandes, coordenador técnico da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara, com sede em Vinhais, disse que parte do setor está envelhecida, mas que há sinais de renovação.

“Nos últimos 10, 15 anos, temos conseguido manter mais ou menos o mesmo número de produtores que participam na Feira do Fumeiro. Têm saído alguns [produtores], em que o principal problema é, sem dúvida, a idade avançada. (…) Mas temos conseguido que aos poucos entrem produtores novos”

Este ano, segundo ainda Pedro Fernandes, vai haver três novos participantes. São jovens e vão participar pela primeira vez, salientando que a oportunidade de negócio é uma forma de reter pessoas a residir na região.

O fumeiro representa anualmente entre 7 a 8 milhões de euros em Vinhais, com tendência a aumentar, tem expectativa a autarquia.

Na animação musical do evento vão estar dia 9, sexta-feira, os Quarto e Meia e dia 10 os Calema.

A Feira do Fumeiro representa um investimento de 450 mil euros.

TYR // MSP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário