O número foi avançado esta tarde na apresentação da 44ª Feira do Fumeiro, com data marcada de 8 a 11 de fevereiro e vai contar com 40 produtores locais.
“Dentro dos apoios à produção, esse foi dado já no ano anterior. Foram oferecidos aos produtores que assim o entenderam dois leitões para engordar e abater e assim trazer mais fumeiro. Porque a procura é maior do que a oferta. Temos como objetivo que se produza mais”, contou aos jornalistas Luís Fernandes, presidente da câmara municipal de Vinhais, acrescentando que já houve abate, também gratuito, desses animais para transformação.
Pedro Fernandes, coordenador técnico da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara, com sede em Vinhais, disse que parte do setor está envelhecida, mas que há sinais de renovação.
“Nos últimos 10, 15 anos, temos conseguido manter mais ou menos o mesmo número de produtores que participam na Feira do Fumeiro. Têm saído alguns [produtores], em que o principal problema é, sem dúvida, a idade avançada. (…) Mas temos conseguido que aos poucos entrem produtores novos”
Este ano, segundo ainda Pedro Fernandes, vai haver três novos participantes. São jovens e vão participar pela primeira vez, salientando que a oportunidade de negócio é uma forma de reter pessoas a residir na região.
O fumeiro representa anualmente entre 7 a 8 milhões de euros em Vinhais, com tendência a aumentar, tem expectativa a autarquia.
Na animação musical do evento vão estar dia 9, sexta-feira, os Quarto e Meia e dia 10 os Calema.
A Feira do Fumeiro representa um investimento de 450 mil euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário