Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de março de 2024

Novo Arquivo Municipal de Mogadouro abre ao público em maio

 O novo edifício do Arquivo Municipal de Mogadouro abre ao público em maio para proporcionar condições de investigação sobre a história deste concelho do distrito de Bragança, após mudança de instalações, foi hoje divulgado.


O equipamento terá ainda uma componente educativa destinada à comunidade escolar e geral, disponível em horário normal de expediente, e ao mesmo tempo haverá ações de divulgação documental.

“Trata-se de um novo arquivo que está dotado de todas as condições necessárias para evitar a perda do acervo documental do concelho e da região. Foram investidos cerca de 85 mil euros em estantes e depósitos, com condições estanques, que são antifogo e anti-humidade”, explicou à agência Lusa o presidente da câmara, António Pimentel.

De acordo com o autarca social-democrata, “até aqui o arquivo encontrava-se disperso por vários edifícios municipais, com incidência na chamada Casa dos Magistrados, que deixou de reunir condições para a salvaguarda deste espólio".

O novo arquivo surge depois da reconversão da antiga escola preparatória Trindade Coelho que foi transformada num edifício polivalente e no qual foram investidos cerca de dois milhões de euros.

A criação deste arquivo surge em 2005, após terem ocorrido dois incêndios, em 1855 e 1927,que destruíram grande parte da documentação.

“Neste momento, o Arquivo Municipal de Mogadouro possui novas instalações, onde estão guardados mais de 1.178 metros lineares de documentação, com todas as condições de instalação, acondicionamento e ventilação” indicou o autarca.

Este é composto pelo Fundo Documental da Câmara Municipal de Mogadouro, com documentos datados entre 1927 e 2015, e aguarda ainda a incorporação de documentação a partir de 2015.

Existe, ainda, o fundo da Administração do Concelho de Mogadouro, constituído pela série documental de livros de testamentos com datas entre 1928 e 1944.

A este junta-se o Fundo do Tribunal da Comarca de Mogadouro, incorporado em 2005, constituído pela série documental que engloba Processos de Polícia Correcional (1800-1999), constituído por mais de trinta mil processos, sendo que os referentes ao século XIX estão devidamente acondicionados e para consulta.

Uma coleção de boletins do Ministério da Justiça doada por um particular, com datas de 1928 a 1943, também está disponível para consulta.

FYP // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário