Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira, Rui Rendeiro Sousa e Jorge Oliveira Novo.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de outubro de 2026

O azeite e o fumeiro


Com a chegada do outono, quando os dias começam a encurtar e o frio aparece nas manhãs enevoadas, as aldeias ganham uma nova cadência. O campo, que durante o verão vibrou de calor e de vida, com a vinda dos filhos da terra espalhados pela Diáspora, entra agora num tempo de colheita, de recolhimento e de preparação. Entre os muitos rituais que marcam esta transição para o inverno, há dois que se destacam pela sua importância e pela carga simbólica que transportam. A apanha da azeitona e a produção do azeite, e o fumeiro, são tradições ancestrais que unem famílias e comunidades, mantendo viva a memória e a identidade rural portuguesa.

O azeite é, desde tempos imemoriais, o símbolo da luz, da abundância e da vida. A oliveira, árvore sagrada e resistente, marca a paisagem mediterrânica e o coração das aldeias do interior. Quando chega o tempo da apanha da azeitona, normalmente entre novembro e dezembro a azáfama instala-se. Homens e mulheres, com mantas, varas e cestos, espalham-se pelos olivais. É um trabalho duro, mas também festivo, cheio de conversa, risos, cumplicidade e boas merendas. Gestos repetidos de gerações anteriores. O bater nos ramos, o cair da azeitona sobre as redes, o cheiro intenso da terra húmida.

Depois da colheita, vem a ida ao lagar, um momento de grande expectativa e emoção. O som das máquinas, o rodar das mós, o perfume inconfundível do azeite novo no ar criam uma atmosfera quase sagrada. As famílias esperam ansiosas para ver o resultado do seu esforço. O primeiro fio dourado a correr, símbolo da fartura e da continuidade. Provar o azeite novo, ainda morno, com um pedaço de pão caseiro, é obrigatório.

O azeite é, depois, cuidadosamente guardado em talhas, bidões ou garrafões, para durar todo o ano. Será ele o condimento essencial das sopas, dos refogados, dos temperos e das conservas, mas também um bem de partilha e de dádiva. Oferecer uma garrafa de azeite é oferecer um pouco da terra, um pouco de si mesmo.

Paralelamente ao azeite, o fumeiro anuncia-se como outro dos grandes rituais domésticos do tempo frio. A matança do porco, era, e ainda é, em algumas (cada vez menos) regiões, uma verdadeira festa familiar mas já não comunitária. Garante o sustento para os meses de inverno e representa um momento de união e de partilha. Nos tempos modernos e com a possibilidade de congelar os alimentos, temos fumeiro durante todo o ano.

Durante dias, a casa transforma-se num espaço de trabalho e de convívio. As mulheres preparam as tripas, cortam as carnes, temperam com sal, alho, vinho e colorau. Os homens tratam da lenha, do lume e das carnes maiores. O cheiro das especiarias mistura-se com o fumo das lareiras e o burburinho das conversas. É um ambiente de trabalho, mas também de alegria e cumplicidade.

Depois, as carnes temperadas são cuidadosamente enchidas nas tripas, atadas e penduradas nos fumeiros, onde o fogo de lenha branda as irá transformar lentamente em chouriças, butelos, salpicões, alheiras e presuntos. O fumo, paciente e constante, cumpre o seu papel, conservar e dar sabor. 

Tanto o azeite como o fumeiro são rituais de comunhão com a terra e com os outros. Representam a sabedoria de viver em harmonia com o ritmo das estações, de aproveitar o que a natureza oferece e de preparar, com humildade e engenho, os tempos de escassez. Estes rituais trazem consigo um valor simbólico marcante, o da continuidade. Em todas as gerações, os filhos aprendem com os pais, e os pais com os avós, perpetuando gestos, sabores e saberes que moldam a identidade de um povo.

Ambos os processos são momentos de encontro. A apanha da azeitona e a matança do porco reúnem famílias inteiras e vizinhos, reforçando laços sociais. São oportunidades para partilhar trabalho, comida, histórias e memórias. No fim, o azeite e o fumeiro tornam-se expressão material dessa união, são o resultado concreto de um esforço coletivo, símbolo de uma economia doméstica baseada ainda na entreajuda e no respeito pela terra.

Hoje, mesmo, apesar das mudanças trazidas pelos novos e modernos tempos, muitos destes rituais resistem. Os lagares continuam a moer a azeitona, as famílias ainda fazem fumeiro em pequenas quantidades, preservando o sabor genuíno da tradição. Em várias aldeias, as festas do azeite e do fumeiro tornaram-se também momentos de celebração cultural, atraindo visitantes e reforçando o orgulho local. São formas de manter viva uma herança que é tanto material como espiritual.

O azeite e o fumeiro, na sua simplicidade, contam a história de um modo de viver ligado à natureza, à comunidade e à memória. Recordam-nos que preparar o inverno não é só armazenar os alimentos, é também fortalecer laços, conservar tradições e celebrar a continuidade da vida. Nas gotas de azeite e nos nacos de presunto há o recordar de um tempo antigo, de um povo que aprendeu a transformar a necessidade em arte, e o trabalho em festa.

Com o cheiro do fumo e o brilho dourado do azeite novo, as casas preparam-se para o inverno, aquecidas pelo lume das lareiras, mas também pela memória, pela partilha e pela alma de um país que nunca deixou de ser, no fundo, feito de terra, de pão e de comunidade.

HM
13 de Outubro de 2026

Sem comentários:

Enviar um comentário