sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Documentário sobre Guerra Junqueiro exibido em Bragança

Foi ontem exibido em Bragança o primeiro documentário sobre o escritor transmontano Guerra Junqueiro. A vida e obra do escritor natural de Freixo de Espada à Cinta estão retratadas numa longa-metragem realizada por Henrique Manuel Pereira. 
O realizador explica que o documentário resulta de mais de 100 horas de filmagens e de 30 horas de entrevistas com estudiosos, admiradores, familiares e conterrâneos de Guerra Junqueiro. Henrique Pereira realça que o documentário faz um retrato completo do escritor transmontano.“Podem ver um Guerra Junqueiro de corpo inteiro. Eu não quis fugir a nenhuma das questões, mesmo às mais polémicas quer se referem ao escritor.
O Anti - clerecalismo dele está lá. No filme temos o agricultor, vitivinicultor, temos o homem de Ciência, temos o pensador, temos o poeta, e temos o homem de Freixo de Espada à Cinta”, enumera o realizador. O documentário conta com testemunhos de pessoas conhecidas, como Mário Soares ou Eduardo Lourenço. Mas para o realizador Henrique Pereira, as melhores imagens da longa-metragem foram captadas em Freixo de Espada à Cinta.“Eu diria mesmo que as mais belas imagens do documentário são de Freixo de Espada à Cinta, são de Trás-os-Montes, porque o Guerra Junqueiro embora tenha passado por vários locais, ele esteve sempre ligado, quase que umbilicalmente, à terra que o viu nascer”, salienta Henrique Pereira.
O documentário contou com exibições especiais para os alunos do ensino secundário de Bragança. Mas a longa-metragem foi também projectada no auditório Paulo Quintela para o público em geral.

Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário