Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bragança - Três freguesias urbanas numa só

As três freguesias urbanas do concelho de Bragança podem vir a ser agregadas.No âmbito da reorganização territorial, Sé, Santa Maria e Samil podem vir a formar uma única junta.A proposta parte do executivo da Sé que já aprovou a medida em assembleia de freguesias.  Para o presidente Paulo Xavier esta agregação faz todo o sentido “porque não prejudica os valores de proximidade, ou seja, está orientada para ganhos de escala como diz o documento verde, nomeadamente em relação à sua vizinhança e à confiança dos cidadãos”.
Paulo Xavier salienta que em relação aos eleitores da Sé “não vejo que se importem de que haja só uma freguesia pois a sua história mantém-se”.O autarca de Santa Maria aprova a ideia mas com condições.“Pensamos que poderá ser uma proposta aceitável na perspectiva de que a freguesia a ser constituída é uma freguesia por agregação e não por extinção” refere Jorge Novo, acrescentando que “também é naturalmente aceitável desde que sejam garantidas mais competências e distinguidas em relação ao município, bem como mais recursos financeiros”.
O autarca de Samil é que não parece muito convencido.“O que ficou decidido em assembleia de freguesia é que para já a freguesia é para manter, mas se por qualquer motivo não for possível aí tudo bem, mas também depende dos critérios que estiverem na sua base” afirma Eduardo Portela. “Para já não aceitamos e mantenho essa posição, mas também não ponho isso fora de hipótese” realça.
Resta aguardar pelo final do processo de reorganização territorial para saber se esta proposta irá avante ou não.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário