quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Mogadouro - População de Bemposta contra cor da barragem

Amarelo-choque colocado pela EDP representa um investimento de 150 mil euros, mas ambientalistas e população não gostam
A população de Bemposta, no concelho de Mogadouro não gostou de ver a barragem construída na freguesia, há mais de 40 anos, pintada de amarelo-choque, após uma intervenção artística promovida pela EDP. A intervenção apelidada de “artística” fez que algumas plataformas ambientalista se colocassem de imediato ao lado da população, tentando, também, saber o porquê de tal” obra de arte” em pleno Douro Internacional.

O presidente da junta de Bemposta disse que, ainda recentemente, para pavimentar um caminho, os dirigentes do Parque Natural do Douro Internacional impuseram que se utilizasse um tipo de betão da cor castanha, para não causar impacto visual na paisagem da área protegida. "Tudo isto é uma autêntica aberração. As pessoas estão habituadas a ver a barragem pintada com a sua cor natural e não aceitam atitude de bom grado", frisou o autarca de freguesia.
A junta de Freguesia de Bemposta, em conjunto com a população de região, pondera, agora, tomar medidas reivindicativas para “anular” a pintura, que foi efectuada apenas do lado português. "No início pareceu-me que se estivesse a aplicar um ‘primário’ para depois pintar com a cor natural, mas fui informado do contrário, numa altura em que obra já estava avançada", acrescentou o autarca. Também o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) afirmou que tentou apurar junto da EDP os motivos que levaram a eléctrica a pintar a barragem de Bemposta de "amarelo-choque" que mas não obteve resposta. "Quando o ICNB teve conhecimento da intervenção nos paredões da barragem enviou uma missiva à EDP, no sentindo de conhecer melhor o sentido da intervenção e os seus objectivos e poder analisar em conjunto o assunto com a empresa", avançou Tito Rosa.
O responsável pelo ICNB admitiu que ao abrigo do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) o instituto não tem de dar pareceres à intervenção numa barragem do ponto de vista estético. "Como gestores do PNDI, enviámos a carta à EDP informando que gostaríamos, em conjunto, de coordenar e encontrar as melhores soluções para a intervenção. No entanto, formalmente não temos de dar nenhum parecer e apenas perguntámos no início de Dezembro o que se iria fazer na barragem", frisou o Tito Rosa.
A associação ambientalista Quercus também alertou para o facto de a EDP ter pintado partes do paredão da barragem de Bemposta de "amarelo-choque" sem que para o efeito houvesse autorização do ICNB. Os ambientalistas da Quercus garantem que há no processo um "claro abuso" no acto de pintar parte dos paredões da barragem de amarelo-choque, tanto mais que, diz, se trata de uma paisagem internacional protegida. "A Barragem da Bemposta, em Mogadouro, está neste momento a ser pintada de amarelo-choque, numa intervenção artística de 150 mil euros, com elevadíssimo impacto em termos paisagísticos e que acentua ainda mais o descontínuo no Parque Natural do Douro Internacional, já afectado pela existência da referida Barragem", acrescentam outras associações ambientalistas como a LPN e o GEOTA. A central hidroeléctrica de Bemposta está na fase final de obras de reforço, cujo investimento total ronda os 130 milhões de euros para aumentar em 80 por cento a sua potência

Por: Francisco Pinto
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário