sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Câmara de Alfândega Contra Propostas do Ministério da Educação que Põem em Causa a Qualidade do Ensino

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé tomou conhecimento, através do órgão de Gestão do Agrupamento de Escolas, que o Ministério da Educação se prepara para reduzir sem qualquer fundamento o número de turmas no concelho.
Uma redução que não tem em conta as condições das salas, das escolas ou a própria caracterização socioeconómica do concelho e que, na opinião da autarquia, vem pôr em causa a qualidade do ensino no concelho, promovendo o insucesso escolar e o despovoamento do interior.
A Câmara Municipal manifesta, assim, o seu total desacordo para com esta decisão do Ministério da Educação para o ano lectivo 2013-14 e estranha que nela esteja previsto o encerramento do pré-escolar de Vilarelhos e Sambade (as únicas localidades fora da sede do concelho onde ainda existe este nível de ensino) sem que previamente tenha sido consultada ou ouvida sobre esta intenção.
Estranha também que no caso do 5º ano, só tenha sido homologada uma turma que terá 34 alunos. A escola não tem salas com dimensões e condições necessárias para uma turma com esta grandeza e a própria lei está a ser posta em causa com turmas superiores a 30 alunos, limite definido pelo mesmo Ministério.
Ainda mais absurda é a proposta de homologação de apenas uma turma de 9º ano, com 45 alunos. A autarquia quer acreditar que tal não passa de um erro grosseiro.
O Município está preocupado com estas medidas que vão ter implicações diretas na qualidade do ensino e no sucesso escolar das crianças e jovens de Alfândega da Fé. A Câmara Municipal entende que há setores onde a visão economicista não pode prevalecer e não vai compactuar com políticas que venham a contribuir para acentuar o problema do despovoamento do interior, agravando assimetrias e funcionando como um incentivo ao abandono e insucesso escolar.
Por isso, manifesta o seu total desacordo e preocupação para com esta medida tomada à revelia de pais, câmara e responsáveis pelo agrupamento e vai fazer chegar junto dos responsáveis do Ministério da Educação as suas preocupações, assim como a sua surpresa por não ter sido ouvida em todo este processo.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário