Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Uva/Vimioso - II Workshop de Construção de Adobes

A Palombar organiza o II Workshop de Introdução à Construção de Adobes – que terá lugar em Uva, nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro – no sentido de transmitir uma técnica de construção tradicional que tem vindo a cair em desuso, bem como as suas potencialidades aplicadas ao contexto actual. Os participantes terão a oportunidade de se familiarizar com as matérias-primas utilizadas, assim como de preparar, amassar e enformar o adobe.
Em Trás-os-Montes, bem como em outras regiões do país, os adobes eram tradicionalmente utilizados para construir as paredes interiores das casas. Já em Espanha, sobretudo em Castilha e Leão, são ainda hoje o material preferido para erigir os pombais tradicionais. Feitos a partir de uma mistura de terra e água, constituem-se como uma solução ecológica, resistente e duradoura que merece ser explorada pelas áreas da eco-construção e da arquitectura sustentável.
Campo de Trabalho em Atenor
A Palombar, em colaboração com a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), organizou o XXXII Campo de Trabalho Internacional para recuperar os muros do antigo cemitério da aldeia de Atenor, entre os dias 21 e 30 de Agosto. 
Os trabalhos consistiram em picar o reboco existente, reajustar a estrutura de pedra onde necessário, preparar e aplicar a argamassa e, finalmente, caiar os muros. Além de ter sido uma oportunidade para aprender técnicas de construção tradicionais que são cada vez menos utilizadas, foi uma reabilitação especialmente significativa, devido à importância que tem este cemitério centenário para os habitantes da aldeia.
Desde 2001 que a Palombar organiza campos de trabalho voluntário para reconstruir pombais tradicionais, não só no sentido de reabilitar estes edifícios, mas também de transmitir as técnicas de construção utilizadas tradicionalmente. No entanto, nos últimos anos, temos procurado enfatizar a importância da formação de um público jovem e interessado, de modo a dar continuidade a estes saberes que são cada vez menos postos em prática; é com esse objectivo que temos vindo a diversificar tanto as técnicas abordadas como os alvos das nossas acções, dando especial atenção à recuperação de estruturas já existentes que, pela sua importância cultural e paisagística, se afirmam como património rural.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário