Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Centro interpretativo de arte rupestre em Mazouco

Já está aberto ao público o centro interpretativo dedicado a uma das mais emblemáticas gravuras paleolíticas em espaço nacional - O Cavalo do Mazouco, em Freixo de Espada à Cinta. 
Descentralizar os espaços museológicos a criar no concelho, evitando que estes canais de promoção e fluxo de visitantes se centrem exclusivamente na sede de concelho é um dos objectivos do actual executivo.  “A câmara cedeu o espaço, neste caso a antiga Escola Primária, cedida para esse fim, mas decidimos ir mais longe, foi nossa intenção dentro da estratégia de promoção e da estratégia museológica, que este executivo têm para Freixo de Espada à Cinta em que deve existir uma descentralização dos espaços museológicos, não se devem concentrar apenas na sede de concelho mas sim levar esses espaços museológicos polinucleados para todas as freguesias do concelho”, explica o vice-presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta.  
Pedro Mora lembra ainda que é com esse princípio que será instalado em Poiares, no edifício da Escola Primária, um centro interpretativo da Calçada de Alpajares.
Constituído por um espólio fotográfico adaptado à função museológica, cedido gratuitamente pelo Museu do Imaginário de Tabuaço ao Município de Freixo de Espada à Cinta, e que agora se encontra no Auditório Municipal, cumprirá a mesma missão de descentralizar os espaços museológicos”, conclui.
Desenvolvido para a Câmara Municipal de Freixo de Espada-à-Cinta este trabalho conta ainda com a colaboração da Direcção Regional de Cultura do Norte, da Junta de Freguesia do Mazouco e da Associação Desportiva e Cultural do Mazouco.
A remodelação da sede e a Aula Arqueológica do Cavalo do Mazouco custou cerca de 35 mil euros.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário