sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O padre e as libras de ouro

Local: Marzagão, CARRAZEDA DE ANSIÃES, BRAGANÇA

Fontes do Verão e um lugar na serra de Marzagão no qual existe uma grande fraga e junto desta uma pequena fonte de agua muito fresca. Conta-se que numa tarde, o pároco de Linhares, montado em seu cavalo, atravessa a serra para descer a sua também paroquia de Marzagão para celebrar a santa missa. 
Passando no caminho, o seu olhar deteve-se nas Fontes do Verão. Na mesma fonte, em bonita toalha, secavam ao sol apetitosos figos. O padre, olhando para um e outro lado, não vendo ninguém, baixou do cavalo e meteu uma mão cheia de figos no bolso do casaco. Prosseguindo a marcha, lá chegou por fim a igreja matriz de Marzagão onde celebrou a santa missa. No fim da celebração, já na sacristia, lembrando-se dos figos que trouxera da serra, meteu a mão ao bolso para se deliciar com eles até porque a fome apertava. Porém, subitamente, o pároco verifica algo de anormal: os figos desapareceram e deram lugar a valiosas libras de ouro! 
O pároco, ainda sem relatar o sucedido, salta apressadamente para o seu cavalo e dirige-se, a galope, para as Fontes do Verão na esperança de encontrar a dita toalha com os lindos figos para deles se apoderar. Mas já nada encontrou. Narra a tradição que, naquele lugar, esta uma bela moura encantada que se ouvia cantar na noite de S. João, padroeiro da freguesia de Marzagão.

Fonte:PARAFITA, Alexandre Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2 Peso da Régua, Fundação Museu do Douro, 2010 , p.182

Sem comentários:

Enviar um comentário