quinta-feira, 4 de maio de 2017

Macedo de Cavaleiros adere à rede europeia AVEC

Macedo de Cavaleiros faz agora parte da Aliança de Cidades e Vilas Euro-Mediterrânicas de Cultura (Alliance de Villes Euro-Méditerranéennes de Culture), com a sigla original AVEC.
Uma rede europeia com a chancela UNESCO, que foi apresentada na última Assembleia Municipal pelo presidente do município, Duarte Moreno.

“A AVEC é a Aliança de Cidades e Vilas Euro-Mediterrânicas de Cultura. É uma rede europeia de coletividades históricas. Possui 28 vilas e cidades-membro, de 10 países diferentes. Tem como objetivo preservar e valorizar o património de forma sustentada, da óptica de que as vilas e cidades são património vivo por e para todos.

É reconhecida como parceria da UNESCO desde 2015, o que significa mais um selo de garantia onde estamos integrados.”
No distrito de Bragança, também a entrada de Freixo de Espada à Cinta. Duarte Moreno disse que esta adesão faz parte de um plano de captação de investimento no concelho.

“Somos o quinto território do país a ser aceite, juntamente com Freixo de Espada à Cinta. Os primeiros da região norte, com aprovação por unanimidade na última reunião da rede AVEC. Os outros são Tavira, Mértola, Évora e Idanha-a-Nova.

Este é um primeiro projeto que é concretizado ao abrigo de um plano que se está a elaborar para captação de financiamentos para Macedo de Cavaleiros.”
Esta rede europeia foi criada em 1997 e é parceira da UNESCO desde maio de 2015. Macedo de Cavaleiros e Freixo de Espada à Cinta são os novos membros.

A adesão foi votada por unanimidade em Assembleia Municipal.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário