Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Cuidados Paliativos de Alfândega da Fé funcionam 24 horas por dia. Serviço é único no país

Existem 26 equipas domiciliárias de cuidados paliativos no país mas apenas a do Nordeste Transmontano oferece apoio 24 horas por dia. A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos de Alfândega da Fé faz parte desta equipa da ULS Nordeste composta por 3 Unidades que oferecem um serviço dia e noite, algo inédito em todo o país.
Quem o diz é a docente e investigadora da Faculdade de Medicina de Coimbra, Bárbara Gomes, em entrevista ao Jornal Público do dia 25 de maio, referindo a importância dos cuidados paliativos no domicílio para utentes e famílias.

Morrer em casa é o desejo de muitos doentes e os cuidados domiciliários aumentam a possibilidade de isso acontecer, refere a especialista. Os cuidados em fim de vida ganham cada vez mais destaque entre a comunidade médica e científica. O apoio prestado a doentes paliativos e famílias em casa tem sido um dos enfoques das equipas que trabalham diariamente nesta área.

Em Alfândega da Fé a Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos foi criada em 2015 pela Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian que viu neste projeto característica inovadoras e potencialidade para crescer no território.

O objetivo principal é a prestação de cuidados paliativos no domicílio a doentes portadores de doenças crónicas, progressivas e incuráveis, bem como às respetivas famílias e cuidadores. O projeto recebeu também apoio da Missão Sorriso (edições 2013 e 2014) e Fundação EDP.

Estes apoios incluíram financiamento para aquisição de material médico e geriátrico que é cedido gratuitamente aos utentes. Já este ano, a UDCP de Alfândega da Fé recebeu o Prémio BPI Capacitar no valor de 50 mil euros, permitindo manter este serviço de excelência no concelho.

Esta Unidade já apoiou mais de 40 famílias no concelho de Alfândega da Fé, tendo efetuado mais de 1400 visitas domiciliárias e realizados mais de 700 contactos telefónicos. Foi ainda a responsável pela organização do Seminário sobre Cuidados Paliativos - um olhar sobre o cuidar em fim de vida, evento que reuniu em debate diversos especialistas na área.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário