Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Escola primária de Vale Prados é nova sede dos escuteiros

O Agrupamento de Escuteiros de Macedo de Cavaleiros inaugurou ontem uma sede de campo, na aldeia de Vale Prados.
A antiga escola primária foi o espaço cedido pelo município. Depois de algumas obras, está pronta a utilizar, conta Armando Tardego, o chefe deste Agrupamento 602.

A oportunidade de ficar com a escola foi gentilmente cedida pela Câmara Municipal. As remodelações, depois de algum estudo, resolvemos criar nesta sede três camaratas, ao todo com 24 camas. E depois criámos as condições sanitárias necessárias para acolher essas pessoas. Tem banho, quente ou frio, porque podem acantonar, que é no interior da casa, ou acampar, no exterior, sem ter acesso à casa, e são condições completamente diferentes.
É uma nova vida para mais uma escola primária do concelho. A Câmara Municipal deu prioridade de ocupação destes edifícios primeiramente às juntas de freguesia, depois às associações locais, e não fechou a porta a novas utilizações. Duarte Moreno, o autarca local, acrescenta que poucas das escolas encerradas estão sem uso.

São realmente muito poucas. Às restantes a Câmara Municipal já fez o levantamento para lhe  darmos uma nova utilização, porque precisamos que estas casas, da década de 40 do século passado, sejam utilizadas desta ou de outra forma.

Queremos ceder que este património, que nos foi cedido às autarquias pelo Estado (o Estado que deixou degradar todas as outras)  para que não caia sem ter uma utilização.
Neste momento, são cerca de 90 os elementos deste corpo de escutas. 82 deles são jovens, e mais continuam a aderir.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário