sexta-feira, 12 de maio de 2017

"Os Lugares do Azeite Transmontano" de John Gallo, Exposição e Lançamento do Livro no Centro de Interpretação do Território em Sambade

O projeto de John Gallo, intitulado "Os Lugares do Azeite Transmontano", será apresentado em Alfândega da Fé, no dia 16 de maio às 18 horas, no Centro de Interpretação do Território em Sambade com a abertura da exposição e lançamento do livro.
“Os Lugares do Azeite Transmontano” é um ensaio fotográfico que explora o Azeite enquanto elemento aglutinador de gentes, quotidianos e lugares. Focado na relação dos transmontanos com este produto de excelente qualidade e com uma atividade económica de grande importância para a região. 

As gentes e as técnicas que tornam possível produzir um dos melhores azeites do mundo no nordeste de Portugal. Agricultores talentosos, técnicos de competências apuradas produzem azeite de exceção, um dos melhores do mundo, em Trás-os-Montes.

Com “Os Lugares do Azeite Transmontano” e a partir do Azeite, John Gallo desvenda também um pouco da “paisagem mais avassaladora de Portugal Continental e da gastronomia genuína, de sabores únicos” como o próprio fotógrafo define. “…à procura das gentes, lugares, hábitos e práticas que ajudam a definir o azeite transmontano, sinto-me deslumbrado, por vezes até intimidado pela paisagem destas paragens.”, escreve o fotógrafo.

Esta série fotográfica foi desenvolvida em parceria com os municípios de Alfândega da Fé, Mirandela, Vila Flor e Vila Nova de Foz Côa. Um livro, uma exposição e um website contam a história do ouro líquido produzido nesta região de Portugal e testemunham a afirmação do Azeite como património cultural e como potencial turístico.

O projeto será apresentado em todos os concelhos parceiros do projeto, a começar por Alfândega da Fé, no dia 16 de maio às 18h, no Centro de Interpretação do Território em Sambade com a abertura da exposição e lançamento do livro. 

John Gallo
John Gallo é fotógrafo sócio documental, diretor do Fujifilm Festival Internacional de Fotografia de Viseu e mentor do movimento Floresta Negra. John acredita que o foco de todos nós têm que ser as pessoas; segundo ele, urge humanizar o planeta, alterar a relação que temos tido com a Natureza e garantir que não hipotecamos o futuro dos nossos filhos. 

Até 2007, dedicou-se à fotografia comercial, contudo desde que se mudou para o Reino Unido, John tem dedicado mais tempo à realização de foto ensaios, fundamentalmente ligados a questões relevantes do ponto de vista socioeconómico.

Desde então o seu trabalho tem sido publicado por jornais e revistas de renome internacional, quer na Europa, quer nos Estados Unidos. Tem sido comissionado para trabalhar em parceria com empresas públicas, privadas, museus e organismos oficiais em Portugal e no Reino Unido – a sua assinatura enquanto autor é única: imagens excecionalmente gráficas, trabalhadas até ao limite do frame, conjugando os elementos com mestria, transmitindo mensagens fortíssimas.

John tem produzido seminários e workshops aclamados quer no Reino Unido, quer em Portugal, pela sua qualidade. Em 2015, John Gallo foi distinguido com o Joan Wakelin Award, galardão atribuído pelo jornal The Guardian em parceria com a Royal Photographic Society.

Chappa
A Chappa é uma agência colaborativa orientada para a criação, desenvolvimento e produção de projetos predominantemente ligados à imagem.

A Chappa distribui conteúdos, promove o desenvol¬vimento e produção de projetos criativos, artísticos e institucionais na área da imagem; complementarmente, desenvolve programas de apoio e assessoria a entidades públicas e privadas. Para artistas, a Chappa assume-se como uma plataforma de apoio dinâmica, proporcionando a todos os que ambicionam impulsionar a sua carreira, ajuda na elaboração de projetos, acesso a financiamento, aconselhamento artístico e técnico. A Chappa oferece ainda novas formas de expor e tornar visíveis portfólios de exceção, seja através da publicação online seja em suporte físico.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário