terça-feira, 29 de janeiro de 2019

IPB assinalou 36 anos com objectivo de marcar a dianteira na inovação formativa

O politécnico de Bragança assinalou ontem o “Dia do Instituto”. Em tarde de cerimónia, o ex-presidente da academia e agora actual secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, adiantou que, a nível nacional, se perspectiva uma quase duplicação no alojamento para os alunos e que está a ser estudada a realidade do ensino superior português para reajustar as vagas para o interior.
“Está prestes a ser publicado um decreto-lei em que é perspectivada a duplicação de camas, com a disponibilização de cerca de mais 12 mil, para dar maior resposta a nível de alojamento, em todo o país”, referiu.

Sobrinho Teixeira, depois de 12 anos como presidente da instituição, foi o homenageado neste “Dia do Instituto” e, além de assumir que o IPB é um exemplo de perseverança, destacou a tolerância de uma academia e uma cidade que acolhe alunos de 70 nacionalidades diferentes.

O presidente do politécnico, Orlando Rodrigues, sublinha o crescimento do instituto, e afirma que agora “é necessário pôr este potencial ao serviço da região criando uma instituição que vai marcar a dianteira na inovação formativa” e na maneira como formará profissionais com competências mais sólidas. A produção científica “está a aumentar significativamente”, e a instituição, que conta com mais de oito mil alunos, está em “tempos de mudança”, afirmou assumindo que, no futuro, “se pretende pôr este potencial ao serviço da região” e para isso será preciso “cooperar mais com as empresas” para induzir na economia “inovação e desenvolvimento regional”.

A medalha de honra a entidade internacional foi este ano atribuída ao Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, em Angola. Presença angolana foi também a do poeta e escritor Ondjaki que deixou emoção e falou da tolerância na oração de sapiência que trouxe à cerimónia. A medalha de honra a entidade nacional e a título póstumo foi atribuída a Amadeu Ferreira e entregue aos filhos e irmãos do defensor da cultura transmontana, em particular da língua mirandesa, que foi membro do conselho geral da instituição. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário