Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 10 de outubro de 2010

Sabes o que é o Tumbling?


Esta disciplina requer reações dinâmicas, consciência espacial, coordenação, força e coragem. Os exercícios não ultrapassam mais que alguns segundos. Porém, requerem vários anos de preparação para se atingir a precisão dos saltos.

O ginasta ganha a velocidade e força de impulso, executando, ao longo de uma pista de 25 metros, uma série de mortais e piruetas. Os ginastas profissionais de nível sênior executam exercícios compostos por dois duplos mortais, podendo conseguir realizar três duplos mortais, com ou sem piruetas.

As séries têm uma duração entre os quatro e cinco segundos, conseguindo os ginastas realizar alguns elementos técnicos a certa altura (entre três e quatro metros).

Modalidade integrante do programa olímpico em 1932 (Los Angeles), teve como primeiro campeão do mundo, o norte-americano Rolando Wolf, tendo sido o primeiro Campeonato Nacional realizado na Rússia em 1922. Nas décadas de 60 e 70 o Tumbling tinha a sua maior popularidade na Europa de Leste, tendo gradualmente ganho mais força na Europa Ocidental, Estados Unidos, Ásia e Austrália.

As séries de Tumbling desenvolvem-se sobre uma pista de 25 metros de comprimento, com uma largura compreendida entre os 185 e 200 cm, terminando numa área de recepção com medidas compreendidas entre 300 x 600 x 30 cm. Dentro da área de recepção existe uma zona ótima para recepção com 200 x 300 cm.

Antes da pista de Tumbling encontra-se uma zona de corrida com um comprimento máximo de onze metros, devendo a altura ser igual à da pista de Tumbling. A pista é constituída por secções de fibra de vidro, cobertas por um rolo que permite ao ginasta correr e saltar por cima desta pista.

Sem comentários:

Enviar um comentário