Desenvolver as acessibilidades entre Bragança – León e Quintanilha – Zamora foi uma das principais reivindicações dos três grupos de trabalho (Comércio/Serviços, Turismo e Indústria) apresentadas durante o Encontro Ibérico de Cooperação Empresarial que reuniu no NERBA, no dia 16 de Novembro, mais de 60 empresários de Portugal e Espanha.
“Devemos partilhar desafios comuns, pelo que os empresários devem agregar-se, de modo a ganharem escala, dimensão e competitividade. É necessário saber coordenar e cooperar, com o objectivo de criar melhores condições e mais coesão económica”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes.
Relativamente à importante das acessibilidades para as regiões do Interior, reivindicadas pelos empresários durante o Encontro, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, sublinhou que “é necessário sensibilizar os Governos para a importância das acessibilidades para Espanha, sendo que a ligação para Norte é a mais importante para chegar ao centro da Europa”, alertou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes. Uma questão que foi, também, abordada pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Dr. Sérgio Silva Monteiro, que garantiu que “o Governo quer colocar as acessibilidades no centro da agenda de Portugal e de Espanha”. A ideia de cooperação empresarial foi, também, corroborada pelo Presidente do Concelho Económico e Social, Dr. José Silva Peneda, que criticou, ainda, a possibilidade de o Governo aumentar a taxa de IRC, aplicada às empresas do Interior, para 25 % vai “empobrecer o Interior e é necessário que este incentivo se mantenha, de forma a inverter o processo de desertificação”.
Dr. José Silva Peneda defendeu, ainda, que se podia aproveitar “a Reforma da Administração Pública para descentralizar e deslocalizar alguns serviços para outras regiões, conforme as necessidades, o que representaria mais coesão e competitividade para o País”.
in:cm-braganca.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário