Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Menos nascimentos no distrito de Bragança


Diminuiu o número de nascimentos no distrito de Bragança. No ano passado nasceram 550 crianças na maternidade da capital de distrito, menos 50 do que em 2011.
Já nos primeiros dois meses deste ano nasceram, apenas, 76 bebés no distrito de Bragança.
O director clínico da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, Domingos Fernandes, acredita que esta tendência pode estar a relacionada com a crise. “Há algum decréscimo no que diz respeito ao ano passado. 
Tivemos 550 nascimentos, o que representou algum decréscimo em relação ao período homólogo de 2011. Temos uma população que está cada vez mais envelhecida e isso repercute-se numa redução da natalidade. Não nos podemos esquecer também que estamos a atravessar um período de crise que está associado a uma redução da natalidade só por si”, justifica Domingos Fernandes. 
Das 550 crianças que nasceram no ano passado 42 por cento foram cesarianas, um número superior à média nacional, que a ULS do Nordeste está a tentar baixar de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. “De 2011 para 2012 houve uma redução de cerca de 3 por cento, mas mais importante do que isso é que nos primeiros dois meses deste ano vamos com 37 por cento, o que significa uma redução de cinco pontos percentuais em relação ao ano passado, o que significa que estamos com uma tendência decrescente do número de cesarianas nesta ULS”, sustenta o director clínico.
Domingos Fernandes justifica esta percentagem de partos por cesariana com o facto de existir apenas uma maternidade para um distrito tão extenso. “Penso que o que está na génese deste número terá um pouco a ver com o nosso distrito muito disperso, com apenas uma maternidade para cerca de 40 por cento da região Norte”, realça Domingos Fernandes.
A crise a contribuir para a diminuição do número de nascimentos no distrito de Bragança.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário