Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Vila Nova de Foz Côa: Fundação do Côa e espanhóis articulam promoção de áreas arqueológicas


O presidente da Fundação Côa Parque anunciou uma parceria com a Junta de Castela e Leão para atrair mais turistas aos territórios pré-históricos situados no Côa (Portugal) e em Siega Verde (Espanha).
O território que une o Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC) e o sítio arqueológico de Siega Verde, situado em Villar de la Yegua (Salamanca), estende-se por cerca de 60 quilómetros. Agora, através de um roteiro, pretende-se que haja uma promoção conjunta de uma região como mais de 21 mil anos de história em comum.
Segundo Fernando Real o roteiro Côa & Siega Verde, a arte da luz – a apresentar ao final da tarde de hoje, no Porto - "é uma das diversas iniciativas que se pretende incrementar neste território transfronteiriço” como “convite à descoberta desta região raiana".
"A ideia passa por criar um conjunto de atividades sócio económicas num território comum classificado pela Unesco e onde imperam lendas e narrativas, histórias de batalhas”, frisou o responsável.
A ideia passa também por valorizar “aspetos naturais da fauna e flora que é apresentada na região dos rios, Douro, Côa e Águeda", acrescentou.
"Esta estratégia prende-se com um conjunto de iniciativas que pretendem desenvolver um área raiana que se encontra bastante despovoada, através de um estreita colaboração entre a fundação e diversas entidades espanholas", destacou Fernando Real. 
Outras das iniciativa anunciadas passa pela criação de um ingresso único para que os visitantes possam circular pelo Museu do Côa, PAVC e pelo sítio arqueológico de Siega Verde no decurso da mesma visita.
"Estamos a falar de um território comum a Espanha e Portugal que nasceu há mais de 21 mil anos, numa altura em que não havia limitações provocadas pelas fronteiras", acrescentou.
Para além da apresentação do roteiro Côa & Siega Verde, a arte da luz, será dado a conhecer o conteúdo das atas que traduzem os temas relacionados com atividades arqueológicas, num trabalho científico que foi discutido em Vila Nova de Foz Côa, no ano de 2009.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário