Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Projeto Internacio​nal de Voluntaria​do em Bragança

Hoje, dia 11 de julho, pelas 10:00 horas, estão a decorrer, na aldeia do Zeive (freguesia do Parâmio) trabalhos de arranjo e beneficiação de estruturas comunitárias, levados a cabo por grupos de escuteiros de nacionalidade Belga, no âmbito de um Projeto Internacional de Voluntariado.
Atualmente, encontram-se na área do Parque Natural de Montesinho cerca de 60 escuteiros estrangeiros, divididos pelas localidades de Espinhosela, Parâmio, Fresulfe e Gestosa. 
Para mais informações, contactar o Presidente da Junta de Freguesia do Parâmio, José Fernandes: (telemóvel) 927990841.
Memorando fornecido pelo Parque Natural de Montesinho
O Parque Natural de Montesinho iniciou este Projeto de Voluntariado em 1997, em parceria com a Junta de Freguesia de Vilar Seco de Lomba, recebendo um primeiro grupo de escuteiros Belgas e a partir dessa data a procura deste Espaço Natural para desenvolver trabalhos de voluntariado tem vindo a aumentar consideravelmente, tendo-se associado a todo o processo o Serviço de Voluntariado Internacional (SVI), com sede em Bruxelas e delegações em França e na Holanda.
O Parque Natural tem como função receber os grupos, encontrar um local apropriado para a sua estadia e em conjunto com a comunidade local, programar atividades de beneficiação, quer para a AP, quer para a comunidade onde vão estar inseridos.
Os grupos realizaram atividades ligadas à limpeza de rios, limpeza de caminhos, manutenção de infraestruturas, criação de Parques de merendas, pintura de edifícios, remarcação de sinalização, entre outras.
É de salientar, que durante a estadia destes grupos, elabora-se um programa de atividades de trabalho de voluntariado e um espaço de visitação, por forma a possibilitar que estes grupos possam apoiar a AP, partilhar a vida da comunidade onde se inserem e conhecer turisticamente o território envolvente. Todo este programa de voluntariado é organizado em parceria com os Presidentes das Juntas de Freguesia que pretendem receber estes grupos e em função das necessidades de cada Freguesia. Após reuniões preliminares e visita dos locais ou edifícios a intervencionar elabora-se o projeto de trabalho de voluntariado, o qual é entregue a cada grupo no momento da sua chegada. 
Aquando da receção dos grupos é-lhe fornecida a documentação necessária e as informações pormenorizadas sobre todo o projeto. O material necessário para as distintas intervenções é fornecido pelo Parque, quando existe, pelas Juntas de Freguesia e Câmara Municipal de Bragança.
Em síntese a Área Protegida beneficia de tarefas voluntariosas, recebe população culturalmente distinta e promove o seu território além-fronteiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário