Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Graça Morais recebe Grande Prémio no dia 15

A artista plástica Graça Morais receberá no dia 15, em Lisboa, o Grande Prémio Aquisição 2013, atribuído por unanimidade em maio pela Academia Nacional de Belas-Artes, anunciou hoje a entidade.
O prémio foi atribuído por unanimidade à pintora, de 65 anos, pela repercussão da criação artística, marcada pelo universo da ruralidade.
O Grande Prémio da Academia Nacional de Belas Artes foi criado em 1983 e distinguiu na pintura, entre outras personalidades, Júlio Pomar, Maria Keil, Luís Filipe de Abreu, Sá Nogueira, Alice Jorge, Júlio Resende.
O prémio é atribuído anualmente, em sistema de rotatividade, à pintura, escultura e arquitetura.
Graça Morais nasceu em Vieiro, Trás-os-Montes, estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, e começou a expor o seu trabalho a partir dos anos 1970.
Além da pintura, fez peças para cenografia e azulejo, arte pública, tapeçarias, e a sua obra está representada em coleções públicas e privadas em Portugal e no Estrangeiro.
Foi agraciada em 1997 com o grau Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República Jorge Sampaio.
Em 2008 inaugurou em Bragança o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
Em junho passado, por ocasião do quinto aniversário do espaço, Graça Morais apresentou uma extensa antologia de pintura e desenho, que abrange a vida artística de 1970 a 2013.
No dia 15, a Academia Nacional de Belas Artes entregará ainda o prémio Gustavo Cordeiro Ramos a Domingos Loureiro e o Prémio José de Figueiredo e Nuno Vassallo e Silva.

in:dn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário