Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Europa unida na protecção do lobo

A CoraNE é uma das entidades parceiras do projecto Wolf
O projeto Wolf: WildLife & Farmers, financiado pelo programa Leader 2007-2013, não vai terminar com o encerramento do actual Quadro Comunitário de Apoio. Os parceiros envolvidos decidiram assinar um protocolo onde se comprometem a continuar a trabalhar “em prol do objetivo comum da coexistência pacífica entre a actividade pastorícia e a vida selvagem”. 
O documento foi assinado recentemente em Salamanca e envolveu doze Grupos de Acção Local (GAL), de Portugal (Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da raia Nordestina), Espanha, Suécia, Estónia, Polónia e Roménia.
Sem nunca esquecer a importância económica da pastorícia, os GAL insistiram na necessidade de adotar algumas medidas preventivas para evitar os ataques de lobos e a necessidade de manter o ecossistema em equilíbrio.
Ainda na vertente económica, os GAL defenderam a necessidade de criar condições para que a vida selvagem se possa transformar em mais um motivo de desenvolvimento e de atracção turística. 
O protocolo agora assinado pode servir de base para dar continuidade ao projecto de cooperação, no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020.
Bolsa de Terras
 A CoraNE é uma 29 associações de desenvolvimento local autorizadas a praticar actos de gestão operacional da Bolsa de Terras, a par da Desteque e da Douro Superior
A Bolsa de Terras aplica-se aos prédios rústicos e à parte rústica dos prédios mistos, integrados voluntariamente pelos seus proprietários ou seus representantes, com aptidão agrícola, florestal e silvopastoril, e visa facilitar o acesso à terra através da sua disponibilização, quando não seja utilizada, e uma melhor identificação e promoção da sua oferta, para arrendamento, venda ou outros tipos de cedência.
Recorde-se que o Ministério da Agricultura e do Mar autorizou 225 entidades idóneas que se constituirão como uma rede de proximidade junto dos proprietários e demais interessados, com vista à divulgação e dinamização da Bolsa de Terras.
Destaque
A vida selvagem é em mais um motivo de desenvolvimento e de atracção turística.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário