Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Vem aí o pastel de nata de castanha

Depois do sucesso do bolo-rei de castanha, a pastelaria Docinho, em Vinhais, aposta no pastel de nata de castanha.
Recorde-se que Bolo Rei de Castanha já é marca registada. Os bolos confeccionados por Leandro Marques ficam na memória de quem os prova pelo sabor requintado, que complementa e enriquece o paladar tradicional. Este último não é excepção. O pasteleiro agarrou na receita do bolo rei tradicional e transformou-o numa delícia de castanha que é um sucesso entre os turistas que passam por Vinhais, sobretudo nesta altura. “É um bolo que é procurado todo ano e chego até a enviar para vários pontos do País, mas nesta época é uma procura brutal”, refere o pasteleiro. Com a Festa da Castanha à porta, a pastelaria “O Docinho” já está a preparar ingredientes e fornos para fazer, pelo menos, 200 quilos desta iguaria.
Saborosas obras-primas
Só depois de dois anos a trabalhar na padaria do pai, em Curopos (Vinhais), é que Leandro Marques percebeu que a sua ambição era dedicar-se à criatividade no ramo da pastelaria. “Depois de deixar de estudar, passei a ajudar o meu pai, mas fartei-me da panificação, pois era sempre a mesma coisa, dia após dia. Então, surgiu a possibilidade de avançar com a criação de uma pastelaria”, recorda. 
Com a ajuda de outros profissionais e formadores, Leandro Marques começou por criar produtos tradicionais, passando, mais tarde, para verdadeiras e saborosas obras-primas, como a tarte de grão-de-bico, o tronco de natal, as tigeladas e as queijadas, entre muitas outras. 
Já em relação ao bolo-rei, o pasteleiro partiu da receita do pai, que foi adaptando e inovando, até chegar aos bolos com sabores. O de castanha é o que tem mais fãs e o pasteleiro espera que aconteça o mesmo com os novos pastéis de nata.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário