Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 5 de outubro de 2013

Sé de Miranda volta a receber ordenações

A Sé de Miranda do Douro vai acolher, em dezembro, duas novas ordenações numa cerimónia que há mais de 200 anos não era realizada naquela que já foi a sede da Diocese de Bragança-Miranda.
A diocese nasceu em Miranda do Douro há 468 anos, mas desde que a sede foi transferida para Bragança nunca mais houve ordenações naquele espaço, agora denominado de concatedral.
O bispo José Cordeiro vai ordenar dois novos diáconos a 08 de dezembro e decidiu realizar a cerimónia em Miranda do Douro por acreditar que "ajudará muito à dinamização e ao dinamismo" que pretende criar na diocese.
O mais jovem bispo de Portugal ordenou, nos dois anos que leva à frente da diocese, cinco diáconos e um padre, o que "nos tempos que correm é muito bom", mas anseia por mais vocações.
A Diocese de Bragança-Miranda é das menos populosas, com 136.500 habitantes, mas a maior do Norte do país em território, com 326 paróquias e 434 comunidades e conta com apenas 60 sacerdotes.
O prelado está apostado em "inverter a situação" que levou à reorganização iniciada há um ano e prevista há meio século.
Sem extinguir paróquias, a diocese reorganizou as existentes em unidades pastorais e estão já criadas 25 das 33 previstas, integradas em quatro arciprestados.
"Passou o tempo de uma paróquia/um pároco, agora tem que ter um conjunto mais alargado de paróquias, que continuam a existir, mas passaram a criar uma unidade pastoral, umas com um só pároco outras com mais do que um e o envolvimento dos leigos e dos religiosos nas equipas pastorais", apontou em declarações à Lusa.
A reforma tem vindo a ser "ajustada" à realidade existente, segundo o bispo que não tem prazo para a conclusão.
"Estas coisas não funcionam por decreto, faz-se caminho, caminhando com as próprias pessoas", afirmou.
José Cordeiro não quer "fazer ruturas, sobretudo nalguns lugares onde estão ainda sacerdotes com mais de 80 anos e, enquanto Deus lhe der vida, saúde e coragem, manter-se-ão".

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário