Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 20 de setembro de 2014

Judiarias - Rede já integra cerca de 10% das autarquias

A Rede de Judiarias de Portugal (RJP), fundada há pouco mais de três anos, conta já com a adesão de 28 municípios, número que representa cerca de 10% das autarquias portuguesas, disse o secretário-geral daquela entidade.

Jorge Patrão salientou a «matriz de crescimento» da associação, que teve como membros fundadores nove autarquias, seis regiões de turismo e uma comunidade judaica.

Este responsável garantiu ainda que outros seis municípios estão interessados em aderir à RJP, situação que deverá ser analisada em assembleia-geral e que deve merecer aprovação até final do ano.

«Temos ainda mais seis que enviaram a respectiva proposta para se tornarem associados. Nessa altura, teremos 34 municípios e uma cada vez maior representatividade, o que significa que somos uma associação verdadeiramente nacional, que, e pela primeira vez nesta temática, está a trabalhar de forma integrada no país», sublinhou.

Além da componente nacional, Jorge Patrão destacou o reconhecimento internacional que a associação tem conquistado além-fronteiras, designadamente na Noruega, que através do programa “EEA Grants 2009-2014” aprovou um financiamento de quatro milhões de euros para projectos que estão a ser desenvolvidos no âmbito da RJP.

«É algo que nos orgulha muito, porque a iniciativa partiu do governo norueguês e contribuirá para concretizarmos projectos e continuarmos a compor este puzzle, que é o Portugal judaico, que é composto por peças que não sendo idênticas são complementares e nos permitem tratar a história e o património de Portugal», afirmou.

A RJP tem sede em Belmonte, localidade local onde se encontra a maior comunidade judaica no país, e os 28 municípios que a integram são: Alenquer, Almeida, Belmonte, Castelo Branco, Castelo de Vide, Covilhã, Elvas, Évora, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres e Freixo de Espada à Cinta.

Fundão, Guarda, Idanha-a-Nova, Lamego, Leiria, Lisboa, Meda, Penamacor, Penedono, Porto, Sabugal, Seia, Tomar, Torre de Moncorvo, Torres Vedras, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa são os restantes municípios da rede.

Café Portugal/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário