Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Obras concluídas na Capela da Legoinha

A recuperação da Capela de Santo Amaro na Legoinha, concelho de Alfândega da Fé, já terminou. No templo foram realizadas obras de conservação, restauro, de estabilização das paredes, da cobertura e das pinturas murais garantindo a salvaguarda do edifício.

Um projeto de recuperação e preservação patrimonial, que se insere num mais vasto que a câmara quer implementar. Trata-se da Rota dos “Frescos da Fé”, uma rota turística/cultural pelas pinturas murais existentes no concelho, que se pretende vir a ser fator de desenvolvimento e dinamização turística e económica.

Esta rota, que vai abranger a Capela de Santo Antão da Barca (Parada), de Nossa Senhora de Jerusalém (Sendim da Serra), Nossa Senhora do Rosário (Sendim da Ribeira), S. Geraldo (Valpereiro) e Nossa Senhora da Anunciação (Valverde), tem no núcleo da Legoinha um dos pontos principais. É intenção da Câmara Municipal fazer deste templo centro interpretativo da rota das Pinturas da Fé.

As pinturas existentes na Legoinha têm uma grande importância histórica e cultural. Trata-se de frescos evocativos de S. Geraldo, alguns descobertos durante a intervenção, referenciados como do Sec. XVI. Um património que importa preservar, valorizar e tornar acessível ao público. Esta foi também a intenção da Câmara Municipal ao assumir, em conjunto com a Comissão Fabriqueira, a execução desta obra. 

Os trabalhos foram realizados com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte e toda a intervenção seguiu critérios rigorosos de modo a manter as características originais. 

Uma obra orçada em cerca de 100 mil euros, comparticipados em 90% pelo Fundo do Baixo Sabor e que para além do restauro das pinturas murais incluiu também a recuperação de toda capela. O templo é composto por uma parte mais antiga e outra mais recente. No fundo trata-se de duas capelas justapostas que foram intervencionadas em simultâneo.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário