Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Travanca reactiva Festa de Santo Estêvão

Baile Mandado é tradição única na região, que regressa à aldeia, a par das galhofas
Quase 20 anos depois renasceu em Travanca, Vinhais, a antiga Festa de Santo Estêvão. Trata-se de mais uma recuperação de uma festa de Inverno desaparecida que ainda se encontrava bem viva na memória da população com mais idade deste concelho, que tem a particularidade de abrir as Festas de Inverno, com a Cabra e o Canhoto, em Cidões, encerrando-as, na Quarta-feira de Cinzas, com os Diabos e a Morte de Vinhais. Pelo meio decorrem as Festas de Santo Estêvão e Festas dos Rapazes em Ousilhão, Travanca, Rebordelo e Vale das Fontes e o Entrudo de Lagarelhos, Vila Boa e Vinhais. 
Realizada no dia 27 de Dezembro constou, durante a tarde, de missa em honra do protomártir Santo Estêvão e tirou-se a esmola numa volta à povoação, com os mordomos e os gaiteiros acompanhados pelas crianças. À noite, e bem à maneira de antigamente, tiveram lugar as galhofas, num curral, onde decorreram as lutas na palha, o Baile Mandado, o arremate da esmola e a aparição dos dois Caretos de Travanca. 
Trata-se da única festa na região onde se faz o Baile Mandado no qual os dois mordomos comandam as lides indicando, com o seu cajado e a cada música dos gaiteiros, quem dança com quem.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário