Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Documentos do arquivo secreto da diocese sobre Abade de Baçal publicados em livro

Foram este sábado comemorados os 151 anos do nascimento de Abade de Baçal e do 100.º aniversário do Museu com o mesmo nome em Bragança.
A data foi a altura escolhida para a apresentação da obra “Padre Francisco Manuel Alves – Natural e Abade de Baçal”. 
O livro é o resultado compilação de documente referentes ao abade que se encontravam no arquivo diocesano e que chegam agora ao conhecimento do público. 
O bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, espera que a publicação possa trazer outra abrangência ao conhecimento sobre o Abade de Baçal.
“É sobretudo para que a compreensão da pessoa, da vida e da obra do Abade seja o mais abrangente possível. 
Os documentos eram desconhecidos, porque estavam no arquivo secreto da Cúria Diocesana nunca tinham sido trabalhados desde o inicio do século XX”, destaca o bispo diocesano. 
De acordo com Henrique Manuel Pereira, responsável pela compilação de cerca de duas dezenas de documentos, esta publicação recorda características menos reconhecidas recentemente. “Integra desde cartas, a abaixo-assinados que entretanto também subscreveu, são duas conferências que ele fez e um manuscrito que apôs num missal de 1912, entre outros. 
Estes acervo bibliográfico sublinha essencialmente o retrato do padre, com um traço muito curioso que é o do humor, a transparência e uma verticalidade. Características que ultimamente não eram tão reconhecidas”, considera. Ainda sábado, foi apresentada publicamente a edição filatélica dedicada ao Museu Abade de Baçal. 
Para a directora deste equipamento, Ana Maria Afonso, esta é uma forma de promover e dar o conhecer o museu em todo em todo país e mesmo no mundo. “É muito importante, sei que têm tido muita aceitação têm tido muita saída. É uma forma de afirmar este museu regional no todo nacional”, salienta a responsável. 
Os 151 anos do nascimento de Francisco Manuel Alves tiveram este ano lugar em Baçal, no concelho de Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário