Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

ULS Nordeste obtém os melhores resultados globais

A Unidade Local Saúde (ULS) do Nordeste obteve este ano os melhores resultados desde a sua criação, destacando-se assim como a terceira melhor entre as oito existentes em Portugal.
A terceira posição do Grupo das oito ULS nacionais foi atribuída, segundo a metodologia IASIST, pela empresa multinacional espanhola que avalia o desempenho global do Sistema Nacional de Saúde.
Os resultados de 2015 foram apresentados ontem, em conferência de imprensa, e dão conta de uma melhoria significativa quer nos serviços clínicos quer na situação financeira. Apesar dos condicionalismos da ULS Nordeste, que conta com a maior taxa bruta de mortalidade do País e com a menor de natalidade devido aos escalões etários envelhecidos, este foi o ano em que apresentou os melhores resultados. 
A aposta nos cuidados de proximidade na promoção da saúde e na prevenção da doença foi a estratégia seguida pela ULS que, mesmo assim, conseguiu melhorar significativamente a situação financeira da instituição, reduzindo os custos em 14 milhões de euros. 
Para o presidente da administração, António Marçôa, foi uma luta difícil pois apesar do aumento da capitação, esta encontra-se ainda abaixo do que seria necessário. “Efectivamente os primeiros anos foram muito difíceis, porque não tivemos financiamento justo e adequado. A força que existe dos nossos profissionais, que são transmontanos, em não desistir, em conseguir, continuar a boa prática clínica que existe, por um lado, e por outro também houve um reforço na questão do financiamento. As duas em conjunto serviram para nós apresentarmos este ano bons resultados”, afirmou António Marçôa. Mesmo assim a dívida ascende ainda os 19 milhões de euros, sendo que em 2014 era superior a 27 milhões. 
Os custos fixos desta ULS do Nordeste são superiores às demais ULS, pois abrange uma das maiores áreas quando comparada com as restantes, sendo mesmo superior à do Norte Alentejano e por isso tem mais unidades hospitalares e centros de saúde. 
Para o futuro há vários investimentos planeados para melhorar os serviços de saúde à comunidade. António Marçôa garante que estes investimentos não agravarão a dívida da ULS. “Neste ano de 2016, temos a hipótese de retomar o nível de investimento que nós necessitamos. Estamos contemplados no programa 2020, de apoio comunitário, e temos um investimento bastante grande no bloco operatório de Bragança, na esterilização e no laboratório que eram constrangimentos que já sentíamos há muito tempo, é um investimento volumoso, de cerca de 2 milhões de euros. 
Nós vamos apresentar o projecto até Maio portanto este ano 2016 vai ser um ano de mudanças relativamente àquilo que concerne ao investimento”, acrescentou o presidente da administração. Além do investimento no bloco operatório de Bragança e na Urgência de Mirandela, está ainda contemplado o reforço do quadro de pessoal, que inclui médicos, enfermeiros e assistentes operacionais. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário