Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Alfândega da Fé comemorou pela primeira vez o feriado municipal com nova data

Alfândega da Fé comemorou ontem os 722 anos do Município. Pela primeira vez, o feriado municipal foi comemorado a 8 de Maio, sendo que antes se celebrava em Junho, no dia de S. Pedro, o padroeiro da vila.
A autarca, Berta Nunes, explica que a alteração da data da comemoração do feriado resulta de uma proposta da Assembleia Municipal, por considerar que o dia 8 de Maio é aquele que tem mais significado para o concelho. “Na altura em que a Assembleia Municipal de Alfândega da Fé escolheu o dia de S. Pedro, não se reflectiu que esta não seria a data mais adequada, porque cada freguesia tem o seu orago e, não fazia sentido que escolhêssemos só o orago da vila para ser o dia do feriado, que é municipal. 
Já há vários anos que se constatou que era importante escolher uma data que tivesse um significado para Alfândega da Fé e, nada melhor que o dia 8 de Maio, dia em que o rei D. Dinis deu o foral a Alfândega da Fé, criando assim este concelho”, frisou a autarca. 
Berta Nunes explica que as cerimónias religiosas se vão manter no dia de feriado, tendo sido incluída no programa uma missa solene. A autarca sublinha, contudo, que um feriado municipal deve “ter em conta a história do concelho e não apenas a tradição religiosa”. 
O feriado municipal de Alfândega da Fé ficou ainda marcado pela apresentação do livro “Roteiro Documental do Arquivo Histórico Municipal de Alfândega da Fé”, da autoria de Francisco Manuel Lopes. Um trabalho de investigação que pretende retratar o poder local do concelho nos séculos XVII e XVIII, com base nas actas das reuniões da Câmara Municipal. 


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário