Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Estudantes da ESTIG vão ajudar a Santa Casa a recuperar edifício para acolher refugiados

Estudantes e professores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança vão ajudar a Santa Casa da Misericórdia a remodelar um prédio, que poderá vir a acolher refugiados. Trata-se de um imóvel de quatro andares, composto por vários apartamentos, situado na Rua Alexandre Herculano em Bragança.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Eleutério Alves, explica que o objectivo é que os estudantes e professores da ESTIG possam ajudar a preparar o projecto de requalificação do edifício. 
“O que se pretende é que, com o apoio da ESTIG, fazer um estudo de requalificação do edifício, no sentido de o conservar e restaurar para acolher famílias de refugiados ou para outro fim a equacionar pela instituição”, referiu o provedor. 
Neste edifício chegou a funcionar a Autoridade para as Condições do Trabalho e, no rés do chão está actualmente instalada a Ordem dos Engenheiros, que em breve, mudará de instalações para um edifício recuperado na Rua dos Combatentes da Grande Guerra. 
O professor Vicente Leite, vice-presidente da ESTIG explica que a escola cada vez mais tem a preocupação de desafiar os alunos a desenvolver problemas reais, de forma a dotá-los, não só de componentes teóricas mas também práticas. “Pretendemos chegar a metodologias que nos permitam interligar a comunidade, as empresas, o papel na sociedade. Tudo aquilo que aprendemos é uma base para nos adaptarmos a uma nova realidade, que tem também uma componente social. 
Este tipo de metodologia vai ao encontro das competências do ensino para o século XXI”, frisa o docente. 
Os alunos de Tecnologia e Gestão estão ainda a colaborar com a Valled Soluções Energéticas, tendo desenvolvido um sistema de bombagem fotovoltaica, que está na base de uma nova solução de mercado que a empresa quer agora comercializar. 
Também a fábrica de componentes para automóveis Faurecia está a trabalhar com professores e alunos do IPB no desenvolvimento de soluções novas nesta indústria. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário