Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Novas variedades de queijo de ovelha e cabra transmontanos apostam na qualidade e inovação

Há novos queijos de ovelha e de cabra da região transmontana prontos para entrar no mercado. Dito desta forma, não seria grande novidade, mas neste caso, estamos a falar de produtos que são o resultado de uma parceria entre a LEICRAS - Cooperativa de Produtores de Leite de Cabra Serrana - a Quinta de Alvar e a escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Bragança, que efectuou o trabalho de investigação ao longo dos últimos dois anos.
Para Arménio Vaz, presidente da LEICRAS, esta parceria confere aos produtos transmontanos qualidade e inovação. “Apresentamos três produtos novos: o queijo ralado, o queijo com 7, 9, 12 e 24 meses e o queijo com malagueta. Desenvolvemos estes três produtos através de um projecto entre a Queijaria Vaz, a LEICRAS e o IPB. São produtos que não se encontram muito no mercado”, referiu o responsável. Fernando Sousa, do IPB, explica qual foi o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos. 
“No que diz respeito ao Instituto Politécnico, o projecto envolveu quatro laboratórios: o laboratório de microbiologia, de físico-química, de tecnologia e produtos alimentares e o laboratório de análise sensorial teve como objectivo o desenvolvimento de novos produtos e verificar a qualidade e evolução do queijo ao longo tempo de cura”, esclareceu o investigador. 
Fernando Sousa não tem dúvidas que este tipo de parcerias, que inclui estudos de mercado e até um painel de provadores certificados, é um exemplo que devia ser replicado por outras empresários, com o intuito de conseguir uma maior inovação e valorização dos produtos da região. 
Os novos queijos de cabra e ovelha foram apresentados, esta quarta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Trás-os-Montes, em Carvalhais, Mirandela, em múltiplas aplicações culinárias sob a coordenação do Chefe Jorge Vaz com a colaboração dos seus alunos. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário