Há novos queijos de ovelha e de cabra da região transmontana prontos para entrar no mercado. Dito desta forma, não seria grande novidade, mas neste caso, estamos a falar de produtos que são o resultado de uma parceria entre a LEICRAS - Cooperativa de Produtores de Leite de Cabra Serrana - a Quinta de Alvar e a escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Bragança, que efectuou o trabalho de investigação ao longo dos últimos dois anos.
Para Arménio Vaz, presidente da LEICRAS, esta parceria confere aos produtos transmontanos qualidade e inovação. “Apresentamos três produtos novos: o queijo ralado, o queijo com 7, 9, 12 e 24 meses e o queijo com malagueta. Desenvolvemos estes três produtos através de um projecto entre a Queijaria Vaz, a LEICRAS e o IPB. São produtos que não se encontram muito no mercado”, referiu o responsável. Fernando Sousa, do IPB, explica qual foi o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos.
“No que diz respeito ao Instituto Politécnico, o projecto envolveu quatro laboratórios: o laboratório de microbiologia, de físico-química, de tecnologia e produtos alimentares e o laboratório de análise sensorial teve como objectivo o desenvolvimento de novos produtos e verificar a qualidade e evolução do queijo ao longo tempo de cura”, esclareceu o investigador.
Fernando Sousa não tem dúvidas que este tipo de parcerias, que inclui estudos de mercado e até um painel de provadores certificados, é um exemplo que devia ser replicado por outras empresários, com o intuito de conseguir uma maior inovação e valorização dos produtos da região.
Os novos queijos de cabra e ovelha foram apresentados, esta quarta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Trás-os-Montes, em Carvalhais, Mirandela, em múltiplas aplicações culinárias sob a coordenação do Chefe Jorge Vaz com a colaboração dos seus alunos.
Escrito por Terra Quente (CIR)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário