Decisão surge num contexto de diversas disputas judiciais entre a autarquia vinhaense e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas acaba de perder o processo instaurado à Câmara Municipal de Vinhais, devido à abertura de um caminho florestal sem o parecer do ICNF. Para além desta queixa, o instituto considerava ainda irregular o corte de árvores decorrente da abertura daquela via e alegava igualmente a violação de várias regras urbanísticas.
Por seu turno, a edilidade defendia que a abertura da passagem em causa era essencial para as populações, assim como para os bombeiros no combate aos fogos florestais. Para o tribunal, contudo, ficou provado que a câmara de Vinhais não agiu com dolo ou de forma negligente.
Em nota à imprensa reagindo à decisão do tribunal, Américo Pereira, presidente da câmara de Vinhais, considerou “necessário continuar a defender que as atuais políticas seguidas pelo ICNF têm que ser alteradas por outras que, na verdade, defendam a natureza e o ambiente”, pode ler-se. Para o autarca vinhaense, “a atual política ambiental do país, no que as áreas protegidas diz respeito, tem que ser alterada sob pena de assistirmos à destruição dos espaços naturais”.
Até ao fecho da edição, não foi possível obter uma reacção do ICNF a esta decisão judicial.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário