Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Quercus esclarece a população de Vale das Fontes sobre impacto ambiental da fábrica de bagaço de azeitona

Vai ter lugar esta quinta-feira à noite, na sede da junta de freguesia de Vale das Fontes, no concelho de Vinhais,  a segunda sessão de esclarecimento sobre o impacto ambiental da instalação, na região, da fábrica de bagaço de azeitona, que ainda está em fase de projecto.
Recorde-se que a instalação desta unidade fabril implicará a criação de 12 postos de trabalho e um investimento na ordem dos 2 milhões de euros. Nesta segunda sessão estará presente o presidente do Núcleo Regional da Quercus de Bragança, Leonel Folhento, que adiantou à rádio Brigantia alguns dos esclarecimentos que prestará esta noite às populações locais. “sabemos que uma unidade deste género precisa de autorização e licença. Qualquer actividade a implementar na natureza carce sempre de um estudo de impacto ambiental”, reforçou o responsável.

Sem querer pronunciar-se sobre o projecto em concreto, que ainda não conhece, o representante da Quercus de Bragança não deixou de elencar alguns dos potenciais riscos para o ambiente da instalação de uma unidade deste género na região. “O que eu posso dizer é que uma unidade deste género vai trazer impactos ambientais que se reflectem na poluição atmosférica, na eventual poluição de linhas de água, poluição sonora…”, acrescentou Leonel Folhento.

Américo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Vinhais, adiantou que não estará presente na sessão, mas garantiu que é favorável à captação de investimento, desde que cumpra as normas. “Eu acho que hoje a função dos autarcas é captar investimento e todo o investimento é visto com bons olhos, desde que cumpra todos os requisitos legais. Naturalmente que essa fábrica há-de ser sujeita a um estudo de impacto ambiental e nem sequer é competência da câmara decidir nessas matérias. Para Mim, neste momento, é um não assunto”, declarou o autarca. A sessão de esclarecimento decorrerá a partir das 21 horas. 

Escrito por Brigantia
Hélder Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário