terça-feira, 19 de julho de 2016

Jovens das Aldeias SOS pedalam pelo Interior de Portugal numa aventura de verão

Um grupo de 16 jovens das três Aldeias de Crianças SOS de Portugal parte, na quarta-feira, da fronteira em Bragança para pedalar de Norte a Sul numa aventura de verão pelo Interior do país durante quase um mês.
Depois de, há dois anos, o mesmo grupo, com idades agora entre os 13 e 16 anos, ter percorrido o Litoral de bicicleta, vão desta vez fazer o "Interior ao Pedal", acompanhados por quatro adultos da Associação responsável pelas três Aldeia SOS em Portugal.

A volta conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e tem início na quarta-feira, na aldeia de Rio de Onor, em Bragança, na fronteira Norte do país e vai durar quase um mês até ao Sul, com a chegada a Faro, no Algarve, prevista para 15 de agosto.

Segundo Mário Baudoin, diretor das Aldeias SOS de Bicesse (Cascais), "este projeto tem como objetivo fomentar nos jovens o gosto e o hábito da utilização da bicicleta como meio de transporte económico e ecológico e, para além de ser uma atividade saudável ao ar livre, contribuirá para a aquisição de competências muito importantes no domínio do seu crescimento pessoal e social."

A iniciativa enquadra-se, segundo ainda os responsáveis na missão da Associação de "acompanhar as crianças e jovens com o objetivo de promover o seu pleno desenvolvimento, a sua autonomia e uma integração social com sucesso".

Para este projeto a Associação procura a colaboração de autarquias no que concerne ao apoio logístico, nomeadamente no que refere a locais para dormir e apoio nas refeições.

Apela ainda "a todas as empresas e particulares o apoio em equipamento desportivo e vestuário para a prática da modalidade bem como bebidas e suplementos alimentares".

Atualmente existem três Aldeias SOS em Portugal, situadas em Bicesse (Cascais), Gulpilhares (Vila Nova de Gaia) e na Guarda e três Programas de Fortalecimento Familiar em Rio Maior, Guarda e Oeiras, acolhendo e acompanhando um total de cerca de 250 crianças.

A missão das Aldeias de Crianças SOS é cuidar, em família, de crianças desprotegidas, ajudando-as a moldar o seu futuro, desenvolvendo e inserindo-se positivamente em comunidade.

A Associação providencia cuidado a longo prazo a crianças que não podem estar com as suas famílias biológicas e fortalece as famílias de crianças em perigo de serem retiradas às suas famílias.

As Aldeias de Crianças SOS estão presentes em 134 países com mais de 2.000 programas que dão apoio a mais de 400.000 crianças.

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário