Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Mas que parolice!

As boas notícias sempre chegam a Trás-os-Montes, embora com atraso enfastiante, trazidas pelos diligentes jornais regionais, honra lhes seja feita, que o proveito não é nenhum.
Foi pela imprensa regional, portanto e tão-somente, que só agora tomei conhecimento de um notável evento ocorrido no já distante 1 de Junho, a que os seus sábios organizadores deram o empolgante e artificioso epíteto de Mostra Cultural Transmontana.
Evento cultural que teve lugar no restrito e selecto restaurante da Assembleia da República, organizado pelos deputados de Bragança e que, como não poderia deixar de ser, meteu comes e bebes do melhor que a região produz.
A assistência, também restrita, não teve povo, mas apenas distintos convidados da classe, amigos e correligionários dos organizadores. Aos transeuntes da rua de São Bento foi concedido o privilégio de aspirar aromas e fragâncias e de ouvir o tilintar de copos e talheres.
Uma forma bizarra de dar a conhecer Trás-os-Montes e ignorar os transmontanos.
Claro que a patuscada, a que chamaram Cultural, meteu muito boa cultura da boca. Cultura hortícola, nabos, vinhos, azeites e enchidos da melhor que se produz por esse mundo fora, e que bem merece ser propagandeada nos melhor afamados fóruns comerciais, não no ambiente classista e fechado dos Passos Perdidos.
Ainda se ao menos tivessem montado tendas e fogareiros na escadaria do palácio, vá que não vá! Agora banquetes fechados em assembleias políticas apenas servem para deliciar os estômagos de uns tantos e iludir os espíritos de muitos mais, como convém aos primeiros.
Ainda assim, o inefável José Cid continua a não ter razão, por mais que os nossos deputados lha tenham dado com esta Cultural Mostra Transmontana. Porque em Trás-os-Montes há muita e séria cultura, popular e erudita, para lá do prestimoso Trio de Bombos e de Gaitas de Foles de Malhadas.
Há, sobretudo, jovens e talentosos escritores, músicos, pintores e actores e uns tantos académicos com nomeada afirmada. Há grupos de teatro, escolas de música, academias e grémios literários. Muitos jovens que despontam nas letras e nas artes desejosos de largarem o ninho e por isso aguardam, avidamente, que alguém com responsabilidade e generosidade lhes meta no bico o cibo a que tem direito. Jovens que também merecem ser mostrados ao mundo até porque valem mais que batatas e azeite.
Sem pretender ofender ninguém devo dizer que “cliquei” “likes” em dois comentários num dos raros “posts” que encontrei no “facebook” sobre o assunto e que rezavam assim:
- Mas que parolice! - Dizia um. E outro, ainda mais esclarecedor:
- Que grande merenda!
Enfim! O Presidente da República inaugura, em Chaves o Museu de Arte Contemporânea e em São Martinho de Anta o Espaço Miguel Torga, e os deputados de Bragança dão mostras da sua cultura no palácio privado de São Bento. E pedem meças!
Este texto não se conforma com o novo Acordo Ortográfico.

Por Henrique Pedro
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário